Gartner: principais tendências de consumo para as festas de fim de ano

À medida que o mercado começa a se movimentar para as festas de fim de ano, aumenta a importância dos agentes do ecossistema digital se manterem atentos às mudanças na dinâmica do comportamento do consumidor. E isso exige que, em especial, os profissionais de Marketing e do varejo físico e online naveguem em um cenário em constante evolução.

Dia das Crianças, Halloween, Black Friday, CyberMonday, as coleções de verão e, claro, o Natal, estão entre as datas comemorativas mais relevantes do segundo semestre, que já movimentam as vendas não apenas no calendário global, mas por aqui também.

Para ajudar as empresas a alcançarem a melhor performance no período, o Gartner, uma das mais renomadas consultorias de pesquisa do cenário global, divulgou as principais tendências de consumo para o período de festas de fim de ano. Veja seus apontamentos a seguir:

Festas de fim de ano: comportamento de consumo previsto

Na vanguarda dos insights tecnológicos e empresariais, torna-se evidente que a maratona de compras para as festas de final de ano já não é um mero assunto transacional. Em vez disso, transformou-se numa interação matizada de expectativas dos consumidores, avanços digitais e tendências de mercado.

Neste cenário, uma pesquisa com 302 consumidores realizada pelo Gartner, Inc revelou que o preço (57%), diante da inflação, continua a ser o principal fator nas decisões de compra, seguido pela oferta de frete grátis (45%) e por promoções/ofertas (33 %).

Com relação aos influenciadores do comportamento de compra, a consultoria ressalta aspectos como valor, inspiração direta de amigos e familiares e entrega rápida. Em termos de inspiração para os presentes, as principais, dentre as opções mencionadas pelos consumidores, foram as listas de desejos de amigos e familiares (31%), seguidas pela pesquisa no Google (22%).

Além disso, um dos achados mais interessantes é que quase um em cada três consumidores pretende utilizar serviços híbridos, entrega no mesmo dia ou envio rápido ao comprar presentes de Natal neste ano. Por esse motivo, o envio rápido continua a ser um diferencial importante para os varejistas.


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9% dos consumidores planejam gastar mais em 2023

De acordo com uma pesquisa do Gartner, 9% dos consumidores planejam gastar mais nesta temporada de festas de fim de ano. O levantamento indica que 28% dos entrevistados desembolsarão menos em 2023 do que em 2022, enquanto 63% deles despenderão a mesma quantia investida no ano passado.

Outro dado relevante é que 16% dos consumidores indicaram a intenção de comprar mais online do que nas lojas físicas em 2023; no ano passado, esse recorte era de 21%.

Com relação ao período de compras para o Natal, o estudo indica que 19% dos consumidores começariam as suas compras já em outubro, 29% em novembro e apenas 10% esperarão para começar a comprar em dezembro. Outros 19% dos consumidores relataram que fazem compras o ano todo, contra 16% em 2022. Esta é uma tendência que continuará a crescer.

“Os varejistas expandiram seu calendário promocional durante todo o ano e, por sua vez, os consumidores seguiram o seu exemplo”, apontou Kassi Socha, analista e diretora da prática de Marketing do Gartner. “No entanto, deve-se levar em conta o aumento nas compras após o quarto trimestre”.


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Para atrair consumidores mais jovens, aposte em ESG

A pesquisa do Gartner também apurou que os consumidores mais jovens são mais propensos a priorizar uma empresa que demonstre propósito social. Entre os entrevistados, 13% deles selecionaram o fator ambiental, social e de governança (ESG) como o mais importante na escolha de um presente.

Para clientes dessa faixa etária, o fato de o presente ser produzido localmente ou por uma marca pertencente a um grupo historicamente sub-representado é mais importante do que o acesso ao envio rápido.

No entanto, Kassi Socha lembra que o marketing de causa apresenta riscos potenciais. “CMOs preocupados em assumir uma posição sociopolítica forte e arriscar a reputação da marca em suas campanhas devem garantir que ela será percebida de forma positiva e autêntica pelos consumidores alvo, mantendo-se, contudo, preparados caso os consumidores venham a reagir negativamente”.


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Como ajustar as campanhas de Marketing e se preparar para as compras de fim de ano

Em conclusão, Kassi Socha ressalta que é fundamental refinar as campanhas de marketing para as festas de fim de ano. Em primeiro lugar, ressalta que o realinhamento das promoções aos tipos de descontos preferidos dos consumidores é uma medida prudente.

Dada a importância das datas comemorativas do segundo semestre, a analista explica que os CMOs das empresas de varejo precisam começar a planejar as atividades desse período ainda no início do ano, revisitando planos promocionais e de longa data ao longo dos 12 meses.

A profissional afirma que tal conduta os permitirá levar em consideração insights oportunos e premissas de mercado antes que seus ativos de marketing de sejam lançados. Por sua vez, garantirá que as hipóteses formuladas no início do ano atenderão às expectativas dos clientes e alcançarão os resultados de negócios desejados.

Por fim, recomenda que os times de Marketing criem uma categoria permanente de presentes em seus sites, estimulando que o cliente pense em presentear antes da tradicional temporada de festas de fim de ano.


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