E-commerce brasileiro avança no 2º trimestre de 2023 e dá sinais de alta nos próximos meses

Após um período de queda, seguido da retomada da estabilidade em 2022, o e-commerce brasileiro vem dando sinais de que alcançará um crescimento expressivo nos próximos meses. Em especial, dadas as expectativas de movimentação no varejo diante de importantes datas comemorativas como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal.

Como exemplo dessa guinada, o relatório Consumer Insights, divulgado recentemente pela consultoria Kantar, atesta um salto de 54% no segundo trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a pesquisa, essa retomada é impulsionada pelas categorias de bebidas, perecíveis, higiene e beleza: o comércio online de bebidas registrou um avanço de 72,4% na comparação com 2022, seguido de perecíveis, com 68%, e de higiene e beleza, com 11% no volume de ambos.

Perspectivas positivas na América Latina

De acordo com a Kantar, o consumidor latino-americano, em especial no Brasil, no México e no Peru, tem consumido mais, melhorando o volume de compras. Com isso, os aumentos testemunhados na compra de bens de consumo massivo no segundo trimestre de 2023 foram de 6,3% para Brasil, 2,2% no México e 2% no Peru.

Nesse cenário, os dados da Salesforce Shopping Index corrobora as estimativas otimistas. De acordo com a apuração, o volume de vendas da América Latina observado no segundo trimestre de 2023 alcançou um aumento de 5%. Na média mundial, o mesmo aspecto teve retração de 6%.


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