AnaMid completa um ano e celebra resultados com festa em São Paulo

No dia 15 de setembro, data marcada pela comemoração do Dia da Democracia e do Dia do Cliente, a Associação Nacional do Mercado e da Indústria Digital (AnaMid) completou seu primeiro aniversário. E, repleta de orgulho, reuniu associados e convidados para celebrar este ano marcante, que viu a entidade emergir e avançar com a força da colaboração.

Na noite anterior, profissionais vindos das mais diversas partes do País vieram a São Paulo para festejar as conquistas do período, quando muitos puderam se conhecer pessoalmente, compartilhar histórias de sucesso e consolidar os esforços de uma comunidade unida.

E como um dos principais atributos da AnaMid é a produção de conteúdo, o ponto alto do evento foi a palestra do investidor, mentor e conselheiro Romeo Deon Busarello, professor de algumas das melhores escolas de negócios do País. Na ocasião, o palestrante conversou com os participantes sobre o futuro dos negócios e os negócios do futuro, tendo como pano de fundo a avenida de oportunidades que emergirão nos próximos cinco anos, em face da transformação que o mundo digital nos apresenta.

Em seu discurso final, o presidente nacional da AnaMid, Rodrigo Neves, encerrou as apresentações com um brinde, agradecendo aos associados, que acreditaram no propósito da entidade e se uniram a nós nessa caminhada; às lideranças, que dedicam tempo e seus valiosos conhecimentos para colocar em prática os ideais coletivos; e aos parceiros, que apoiam as as iniciativas da associação.

“Sua crença, seus esforços e a sua resiliência são o coração pulsante desta associação. Juntos provamos que, quando unimos paixão e propósito, somos capazes de alcançar feitos extraordinários”, comemorou.

Propósito

Como uma entidade sem fins lucrativos comprometida em nutrir o crescimento e a transformação do mercado digital no Brasil, a AnaMid foi fundada em 2022 por líderes visionários, representando 29 empresas de diversos cantos do País. Assim, em apenas doze meses, iniciou um movimento nacional dedicado ao fomento do universo digital, que segue em rápida evolução em todo o mundo.

“Um mercado tão dinâmico como o digital merece uma associação presente, ativa e inovadora. Para isso estamos criando valor, integrando e representando os elos digitais que formam o ambiente de inovação do nosso País”, explicou Rodrigo Neves.

Com o propósito de transmitir conhecimentos e defender a autorregulação no mercado digital, a AnaMid tem trabalhado para garantir uma concorrência equitativa, salvaguardando os direitos de todas as partes interessadas, sejam elas prestadores de serviços ou clientes.

“A associação vem desempenhando um papel fundamental no avanço do ecossistema digital brasileiro ao promover a sinergia entre empresas, organizações e órgãos governamentais”, lembrou Neves.

“Acreditamos firmemente que quando nos unimos, não há limites para o que pode ser realizado”.

Rodrigo Neves,
presidente nacional da AnaMid

Comunidade forte: fomentando a autorregulação do setor

Entre as principais ações realizadas pela AnaMid nesses primeiros 12 meses, uma das prioridades foi pavimentar os caminhos para a autorregulação do mercado, ajudando a estabelecer formas e padrões de conduta capazes de garantir uma concorrência mais justa e equilibrada, além de proteger os direitos dos envolvidos.

Com isso, atraiu rapidamente mais de 300 empresas para sua rede de associados, construindo uma comunidade de mais de 700 profissionais provenientes de incluindo martechs, agências especializadas, startups, plataformas digitais e empresas de tecnologia, além de trabalhadores independentes e estudantes, entre outros players do mercado digital brasileiro.

“Nossa rede de associados não apenas impulsiona a colaboração e a inovação, mas também solidifica a AnaMid como uma voz unificada, capaz de abordar questões críticas que afetam a indústria digital”, salienta Rodrigo.

Mais conquistas do primeiro ano

Nesse período, a entidade ainda se orgulha de ter mantido um ritmo intenso na entrega de um de seus principais ativos: a realização de encontros profissionais, sejam eles presenciais ou online. Desse modo, nos primeiros 12 meses de atuação realizou mais de 80 eventos dedicados à capacitação profissional, ao desenvolvimento de networking e à geração de negócios, impactando diretamente cerca de 7.000 profissionais. Assim, promoveu, em média, um evento da a cada três dias, nas mais diversas localidades do Brasil.

Para construir as bases desse movimento de expansão do ecossistema digital, foram inauguradas oito regionais nos Estados da Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais e São Paulo, com lideranças dedicadas à catalisação de interações comerciais transformadoras em cada região. E até o final de 2025, o objetivo é contar com pelo menos uma unidade da AnaMid atuante em cada um dos 27 Estados brasileiros.

Além dessas, vale ainda ressaltar outras importantes iniciativas do período:

  • Tornou-se uma entidade aderente ao Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), criado em 1998 por entidades representativas de agências, anunciantes e meios de comunicação para assegurar e difundir melhores práticas comerciais e defender o Modelo Brasileiro de Publicidade;
  • Concluiu a fusão com Associação Brasileira de profissionais e agências de e-commerce (APAGE), dando origem à AnaMid Especial e-commerce;
  • Criou os Comitês Temáticos de SEO, Precificação e Pessoas, estimulando a produção de conhecimento de forma colaborativa, o networking e, principalmente, alçando os associados especialistas à condição de protagonistas no mercado digital;
  • Marcou presença no Digitalks Expo 2023, com um estande repleto de associados e de participantes interessados em se atualizar com as 15 horas ininterruptas de conteúdo apresentados no Palco AnaMid;
  • Firmou parceria com quase 40 empresas do ecossistema digital;
  • Iniciou uma aproximação com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);

“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados em nosso primeiro ano de atuação. A AnaMid é uma entidade jovem, mas que já se consolidou como uma referência no mercado digital brasileiro”, afirma o presidente nacional da AnaMid.

Adequação de CNAEs para o mercado digital

Outro importante movimento que vem sendo conduzido pela AnaMid é o pleito junto ao governo federal,por meio de uma aproximação com a Secretaria de Comunicação (SECOM)

 de uma categorização correta para os serviços digitais, obtendo uma Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) específica para o setor.

A entidade entende que a criação de uma CNAE específica para o ecossistema digital pode ter muitas vantagens, entre elas, a facilidade de identificação e o reconhecimento das empresas em atuação neste mercado.

“Isso pode facilitar para o estabelecimento de incentivos fiscais específicos para empresas digitais, promovendo crescimento e inovação, além de ampliar o acesso das organizações do setor a oportunidades de investimento e financiamento”, explica Rodrigo Neves.

Assine nossa newsletter: