Como melhorar a taxa de cliques (CTR)

Você trabalhou duro para obter as principais classificações de palavras-chave. Mas o trabalho não termina aí. Se sua listagem não comunicar valor, você não pode esperar muitos cliques em seu site. E cada clique perdido custa a você uma oportunidade crucial de alcançar seu público.

Introdução

Otimizar sua taxa de cliques é uma técnica de marketing de busca subestimada que pode ter um grande impacto no tráfego geral do seu site. Sim, isso é muito real.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre a taxa de cliques e as algumas dicas testadas por nossa equipe de especialistas da ANAMID.

Mas primeiro, vamos nos certificar de que estamos na mesma página. Vamos explicar um pouco sobre o que é CTR.

Definição da taxa de cliques

A taxa de cliques (CTR) é a relação de cliques em seu link (cliques) em comparação com o número de vezes que sua listagem apareceu em uma SERP (impressões).

Basicamente representa a eficácia da sua listagem do mecanismo de pesquisa em atrair pessoas para visitar sua página da web. Entendeu? Fácil até, concorda?

Vou deixar o número da nossa agência aqui abaixo caso tenha dúvidas.

Por que o CTR é tão importante?

Naturalmente, o CTR é importante porque quanto maior, mais pessoas visitam seu site.

E nada melhor quando as pessoas visitam nosso site, porque estão muito mais perto de se tornarem clientes. (mas lembre-se, abaixo vamos dar algumas dicas. Antecipando aqui: O seu site também precisa ser matador).

Uma dica extra: O CTR também é útil do ponto de vista estratégico, pois pode ser usado para prever o tráfego que as melhorias de busca orgânica trazem e ajudar a priorizar a otimização do conteúdo.

Vamos as dicas? Mas antes..

Como aprendemos, classificações altas não garantem que os usuários cliquem no seu site. É preciso um pouco mais de finesse, time e um pouco de expertise.

Se sua página estiver na primeira página, mas tiver um CTR menor do que o esperado, siga estas dicas.

1. Combine sua tag de título com sua tag H1

Essa dica é muito simples. Os mecanismos de pesquisa (e as pessoas) preferem que o título e a tag H1 na página reflitam o conteúdo do artigo, por isso eles precisam corresponder.

Algumas ferramentas são bastante utilizadas nessa parte. Por aqui usamos o SEMRUSH. Link: https://pt.semrush.com/

2. Crie títulos dignos de clique (não clickbait)

A medida que o clickbait (títulos atraentes que atraem a atenção para conteúdo obscuro) se torna mais difundido, é importante escrever títulos que reflitam com precisão o conteúdo da sua página da web.

Não há problema em um título atrair a atenção, mas lembre-se de fazê-lo de uma maneira que respeite a experiência do leitor. Porque uma vez que você perde a confiança de um leitor, ela se foi.

3. Transmita o que torna seu conteúdo único

Por que um usuário estaria interessado em ler seu artigo em vez de outros? Qual o seu  diferencial?

A resposta pode ser o quão real será o conteúdo, a profundidade da cobertura ou simplicidade, frescor ou a marca ser bem reconhecida como especialista no assunto.

Resumindo: O conteúdo precisa ser entregue de corpo e alma.

4. Enfatize dicas extras entre parênteses (chame a atenção)

Adicionar colchetes ou parênteses a um título pode atrair a atenção do público para um benefício extra. Exemplo: “Como treinar um bebê para dormir (e salvar sua sanidade)”.

Quando você enfatiza algo, as pessoas tendem a olhar com mais atenção! (não é mesmo?)

Aspectos finais

Quando seu site estiver em uma rotina de cliques, tente as dicas listadas acima para melhorar seu CTR. Não será uma tarefa fácil, mas com consistência seu site e seus anúncios terão uma bela performance.

Os especialistas da ANAMID estão prontos para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas. Entre agora em contato e vamos marcar um café. Bora lá?


Vinícius Melo
VP de Expansão da AnaMid
CEO da D2B Agency

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

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