Blog
Exemplos matadores de iscas digitais
Quando um visitante se torna um lead, ele está um passo mais perto de se tornar um cliente. Isso ocorre porque as informações de contato de um lead permitem que você inicie uma conversa direta com ele sobre algo em que ele está potencialmente interessado.
Introdução
Aqui estão ideias fantásticas que podem ajudá-lo a converter visitantes em leads. Também darei dicas sobre como encontrar tópicos para seus “ímãs” e algumas ideias que atrairão visitantes para eles. Portanto, sinta-se à vontade para obter informações completas ou pular para as seções que mais lhe interessam:
O que é uma isca digital?
Primeiro vamos entender o que seria uma isca digital.
É uma ferramenta de marketing que oferece algo valioso para um visitante do site (recursos gratuitos, testes de produtos, descontos, etc.) em troca de suas informações de contato. Quando um visitante expressa seu interesse enviando informações de contato, ele se torna um lead.
Lead qualificado = grandes chances de venda.
Ideias de iscas digitais
Acabamos de falar sobre Leads, então: separamos alguns dos melhores exemplos de capturar leads.b
Amostras de produtos
Ferramentas gratuitas devem ser gratuitas. Se isso não for adequado para você, considere criar uma avaliação gratuita do seu produto. Você pode limitar sua avaliação gratuita tornando-a acessível por um tempo definido e/ou introduzindo determinados recursos.
Descontos e bônus
Desafio #1: você deseja dar às pessoas um empurrão adicional para comprar sua marca?
Desafio #2: você quer ter uma “linha direta” para pessoas interessadas em seu produto?
Oferecer um desconto ou um bônus em troca de um endereço de e-mail resolve esses dois desafios simultaneamente.
Um exemplo são as as marcas de roupas: oferecem frete grátis e devoluções grátis quando as pessoas se inscrevem para uma conta gratuita. E é provavelmente um ganha-ganha. Tenho certeza de que frete grátis e devoluções custam menos para a empresa do que distribuir seus produtos por outras lojas. Inteligente.
Por que funciona:
- As pessoas adoram descontos. Trocar seu e-mail por um desconto é um negócio bastante justo.
- Os descontos podem levar seus visitantes a fazer uma compra.
Materiais de vendas e demonstrações de produtos
Testes de produtos de autoatendimento podem ser ineficazes quando você está lidando com um produto complexo. Nesses casos, um cliente em potencial fica melhor com alguma orientação do que apresentado com um mosaico de botões e mostradores. É aqui que entram as demonstrações guiadas de produtos.
Dependendo do seu público-alvo e mercado, você também pode experimentar outros materiais de vendas, como comparações, fichas técnicas ou relatórios de terceiros sobre seu produto.
Por que funciona:
- As pessoas que se inscrevem para demonstrações de produtos geralmente estão considerando a oferta com bastante seriedade.
- Você pode entrar em contato direto com o lead: responder perguntas, combater objeções ou até mesmo mostrar como seus recursos brilham.
- Essa é uma solução sutil, mas eficaz, caso você não se sinta à vontade para compartilhar detalhes sobre seu produto na Internet aberta.
- Essa é uma prática comum para atrair clientes corporativos, que geralmente possuem altos requisitos e necessidades específicas.
Avaliações gratuitas
Obter uma avaliação gratuita ou aconselhamento de um especialista sobre o “custo” de preencher um formulário de contato parece uma ótima solução para todos os tipos de agências e prestadores de serviços.
Por que funciona:
- Entre em contato direto com seu público e personalize sua mensagem
- Permite que você coloque seu “pé na porta”
- Potencial para criar o efeito de reciprocidade
E-books
Alguns problemas são muito amplos para serem resolvidos com um artigo de blog. É aí que entram os e-books.
Os e-books são alguns dos exemplos mais irresistíveis, porque oferecem educação gratuita sobre tópicos complexos e profissionais que você achará difícil de obter em qualquer outro lugar.
Mas lembre-se: capte algum dado do cliente, seja e-mail ou telefone.
Por que funciona:
- E-books atraem pessoas interessadas em aprender mais sobre o seu nicho. Eles são provavelmente bons candidatos em campanhas de nutrição de leads.
- Ebooks são considerados conteúdo premium.
- Os ebooks podem fazer parte de um programa maior de distribuição de conteúdo. Eles podem até ser feitos com conteúdo reaproveitado.
- Esta é uma rara oportunidade de chamar a atenção de alguém por mais de cinco minutos.
Webinars
Quando todo mundo está blogando e publicando e-books, você pode se destacar da multidão com webinars e reuniões virtuais.
Um webinar é especialmente eficaz (ou seja, melhor do que os materiais educacionais do seu concorrente) se o tópico for melhor mostrado do que contado.
Um grande exemplo nos dias de hoje é o famoso PODCAST.
Porque ter um PodCast? Leia agora – link: https://www.d2bagency.com.br/podcast
Por que funciona:
- Atrai profissionais do setor
- Nem sempre exige que você crie conteúdo – os palestrantes podem fazer isso
- Aproxima os convidados, especialmente aqueles que são influenciadores do seu setor, da sua marca
- Sessões ao vivo permitem que você se comunique com o público
- Pode ser gravado e usado como conteúdo perene
Relatórios
Pessoas sérias levarão você mais a sério quando você mostrar a elas o quão sério você é. E um relatório do setor é um dos tipos de conteúdo mais “sérios” que você pode produzir.
Os relatórios geralmente são coletados depois que centenas de profissionais são pesquisados. Esses profissionais são muitas vezes, se não sempre, os clientes do emissor. Só assim o relatório poderá ser algo verdadeiramente novo e único. Portanto, isso não é algo que todas as empresas podem montar.
Mas quando você consegue juntar algo assim, isso diz muito sobre a escala de sua operação.
Por que funciona:
- Os relatórios são considerados conteúdo premium.
- Os relatórios podem ser um ótimo linkbait .
- Além de adquirir leads, você também pode ganhar reconhecimento da marca se seus relatórios forem citados online.
- Os relatórios geralmente atraem profissionais do setor. E pressione também.
Estude seu nicho
Outra maneira comprovada de encontrar tópicos para suas iscas digitais é prestar atenção ao que outras pessoas dizem em lugares onde sua indústria e/ou seu público-alvo frequentam. Pense em grupos nas mídias sociais, revistas, blogs pessoais e comunidades.
Dessa forma, você pode encontrar tópicos com muito engajamento e/ou tópicos que estão em alta no momento. Isso permitirá que você reaja às oportunidades mais rapidamente do que seus concorrentes. Além disso, você pode obter informações valiosas de conversas sobre esses tópicos.
Por exemplo, o Google Analytics 4 (GA4) tornou-se um tema quente mais uma vez quando surgiram as notícias sobre o encerramento do antigo GA.
Direcione o tráfego para suas iscas digitais
As iscas digitais são inúteis quando não recebem tráfego. Vamos ver como podemos fazer essa parte do mecanismo de captura de chumbo funcionar.
Compartilhe nas redes sociais
Aqui estão duas coisas que você pode querer considerar ao compartilhar iscas digitais nas mídias sociais.
Primeiro, não confie muito no tráfego das mídias sociais quando se trata desse tipo de conteúdo. Claro, seu conteúdo tem a chance de se tornar viral, mas o alcance orgânico nas mídias sociais vem diminuindo há algum tempo.
Promova com anúncios online
Embora isso lhe custe, promover iscas digitais com anúncios online faz todo o sentido. Você e seus clientes potenciais podem ser perfeitos estranhos. Por enquanto. Mas anúncios bem direcionados com isca digital podem mudar isso.
Enquanto o anúncio reduz sua “caça” de milhões para milhares ou até centenas de pessoas, a isca digital se concentra no grupo gerenciável que provavelmente “vale” o tempo para lançar seu produto. Use e abuse das mídias.
Aspectos Finais
Os leads são hoje o bem mais importante de uma empresa. Como mencionamos acima LEAD QUALIFICADO = VENDA na certa.
O conteúdo exclusivo tornou-se muito popular nos últimos anos, fazendo com que as empresas se especializassem nestes artigos. Fale agora com nossos especialistas, estamos online te esperando. Bora bater um papo?
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.