Tendências de marketing de conteúdo para 2023

A cada pesquisa que fazemos nos buscadores, encontramos uma montanha de conteúdo.

Em menos de 1 segundo (dependendo da sua internet, claro!), é possível encontrar muitos conteúdos sobre quase tudo.

Isso pode ser bom, mas também pode ser muito ruim!

Se você ou sua empresa produzem mais do mesmo, lamento informar que você não vai conseguir se destacar na multidão.

Uma ferramenta importante é o Marketing de Conteúdo, mas, assim como o SEO, sozinho ele não faz milagre.

Com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias e com a mudança de comportamento dos consumidores, é importante estar atento às tendências do mercado para criar conteúdo cada vez mais diferenciado.

Nesse texto, quero explorar contigo algumas tendências de Marketing de Conteúdo para 2023.

Vamos lá?

Conteúdo cada vez mais interativo

Conteúdo deixou de ser só uma forma de alimentar a audiência ou fazer o usuário clicar em alguma parte da tela.

Cada dia mais, você precisa mesclar o que as plataformas acham que os usuários querem como que o público realmente quer.

O que não pode ficar para trás é como você consegue engajar a comunidade que está te acompanhando. Quizzes, enquetes, jogos e vídeos cada vez mais interativos são utilizados, mas será que isso é suficiente?

Conteúdo cada vez mais personalizado

Muito pela cultura data-driven, as métricas disponíveis nas plataformas estão sendo cada vez menos utilizadas.

Diversas plataformas de Social Media Marketing estão tomando conta, seja pela facilidade em centralizar informações, seja pela quantidade de informação que você consegue analisar.

Mas a questão é: como você usa esses dados para entender melhor sua audiência e criar conteúdo que eduque, entretenha e engaje?

Ou você ainda está criando conteúdo para cumprir tabela?

Influenciar é um dos novos negócios

Os influencers entenderam isso! Não faz mais sentido criar mais do mesmo. Eles estão atendendo a sua audiência, estão conseguindo fidelizar.

Grandes e médias empresas têm buscado cada vez mais por microinfluenciadores para conectar suas marcas e seus produtos com as audiências crescentes dos microinfluencers.

O spoiler é que as marcas estão descobrindo que a parceria com influenciadores menores é mais eficaz que com os macroinfluenciadores.

Você não precisa contratar o próximo finalista do BBB para engajar e crescer.

Escute: o áudio veio para ficar!

O mercado de podcasts está crescendo e se você não percebeu, em que planeta você está? Mais de 34 milhões de pessoas escutam podcasts de acordo com o Ibope, isso representa cerca de 8% da população.

Então pode ser uma boa para você ficar ligado nessa parte da Economia Criativa.

Se você é adepto da produtividade a todo custo, vai entender do que estou falando: aposto que você escuta um audiolivro enquanto malha ou um podcast enquanto faz alguma outra demanda, não é isso?

A maioria dos conteúdos vão ficar para trás!

O conteúdo que você faz vai ficar para trás.

A certeza aumenta se for um conteúdo momentâneo.

Em pouco tempo, eu aposto que este texto também irá, e uma das tendências que mais percebo é o spoof. Esse termo se refere a “infinitas versões parodiadas de algum conteúdo”. Tem a ver com reaproveitar conteúdo, modificar e reestruturar o que foi produzido.

Conclusão

Para fechar com chave de ouro, acho necessário entender que o Marketing de Conteúdo é um caldeirão e, a cada segundo, algo é adicionado ou retirado e muitas ideias são modificadas.

Para aqueles que sabem aproveitar as oportunidades, é um ótimo momento de ser estoico, ou seja, melhorar constantemente o que se produz e seguir em frente. Às vezes, o que resta é excluir um conteúdo ou outro do radar e continuar.

Isso para mim é o principal. Analisar essas mudanças pode te ajudar a se conectar melhor com a sua audiência, afinal, conteúdo motivacional também faz parte de uma tendência, mas vou deixar essa pauta para os próximos textos.

Pedro Rosemberg
Mercadólogo e Sócio do Super Jovem, hub  de conteúdo da IN8

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: