Por que a credibilidade é tão importante nos negócios e como construí-la

Ter credibilidade é essencial, em todas as áreas de atuação e também na vida pessoal. Num mundo digital first, no qual estamos rodeados por influenciadores digitais (em especial no nosso país), você pode ter certeza de que eles gozam de credibilidade entre seus seguidores, e isso é a base para criar um contingente de fãs. 

Com as empresas não é diferente, é a credibilidade que irá levar os seus clientes a chegarem à sua marca e a serem propagadores dela. Com certeza você já se pegou pensando que jamais compraria de determinada empresa, seja ela grande ou pequena, porque sua fama não é lá das melhores, não é mesmo? Talvez até já tenha fechado negócio com alguma, mas contrariado, e porque não tinha tempo ou outra opção melhor, mas provavelmente não voltou a negociar com ela. 

No mundo dos negócios, a frase “falem bem ou falem mal, mas falem de mim” não poderia ser mais inapropriada. 

A credibilidade de uma empresa impacta profundamente as suas vendas, e não é algo que se constrói da noite para o dia. Muito pelo contrário, ela é desenvolvida de maneira lenta, mas vale a pena investir na sua conquista, pois é o que garante a permanência de diversas companhias no mercado, e garantirá a sobrevivência do seu negócio também.  

Você confia em estranhos? 

Posso apostar que não, pois as pessoas não costumam confiar em quem não conhecem. A gente aprende isso muito cedo, quando nossos pais nos orientam a não conversar com estranhos. 

Portanto, se sua empresa é nova, ou ainda é desconhecida, você precisará trabalhar duro para ser reconhecido, e quem fará isso por você é o marketing. Atualmente, mais precisamente o marketing digital, por sua alta capacidade de alcance e mensuração.

São as ações de marketing digital que atraem clientes em potencial e constroem um relacionamento de confiança que fará com que o cliente reconheça seu negócio como referência e autoridade na sua área de atuação. Vale lembrar que o objetivo, nesse primeiro momento, não é a venda propriamente dita, mas a criação de um bom relacionamento com seu público-alvo. 

A meta aqui é fidelizar clientes e construir um relacionamento duradouro. 

O conteúdo de qualidade é o primeiro passo para a credibilidade

Um bom conteúdo deve ser o começo da sua jornada na construção da credibilidade. Quando você cria um conteúdo de qualidade, que é útil para o seu público-alvo, você transmite a imagem de autoridade no assunto. 

Portanto, seu conteúdo deve ser visualmente agradável, com informações de qualidade, o texto deve ser bem construído, editado e revisado. Deve, claro, ser interessante, porque não adianta ter gramática e ortografia impecáveis, se o conteúdo é entediante e não faz com que o leitor queira ir até o final.  

De acordo com a Nielsen Norman Group, é comum os usuários deixarem uma página entre os primeiros 10 a 20 segundos. Porém, as páginas mais interessantes têm mais chances de prender a atenção do leitor por mais tempo. 

O atendimento ao cliente também auxilia na credibilidade 

Outro ponto de extrema importância na construção da credibilidade é o atendimento que sua empresa oferece ao cliente. O contato direto com ele precisa ser de excelência e ele precisa se sentir único e valorizado. Todos os setores que fazem esse contato mais próximo, como vendas, ouvidoria, ou outros, devem estar preparados para um atendimento personalizado e eficiente. Para entender como a experiência do cliente pode ajudar você a vender mais, recomendamos este artigo da Cryah Agência Digital.

Lembre-se que o atendimento da sua empresa, seja ele bom ou ruim, irá repercutir e será uma referência da sua marca. Você não quer ser lembrado por um atendimento mal feito, não é mesmo?

Um cliente bem atendido torna-se um propagador da marca, e com isso sua empresa ganha o marketing mais autêntico que existe. Porém, se o atendimento deixar a desejar, aí você tem um grande problema, pois ele fará questão de fazer propaganda negativa, o que, definitivamente, não queremos. 

O alinhamento entre os setores responsáveis pelo contato direto com o cliente e o marketing da empresa é crucial. A integração entre time de vendas e de marketing recebe até um nome especial, é o vendarketing

Aumente sua credibilidade e consequentemente suas vendas

Acredito que ficou bem claro o quanto a credibilidade é importante. É ela que fortalecerá o seu negócio e tornará sua marca confiável e referência no seu setor de atuação. A construção da credibilidade é algo que leva um tempo, mas gera retornos valiosos e sólidos, e é a base para as boas oportunidades. 

Também vai ajudar muito, caso no futuro a empresa venha a passar por uma crise, já que qualquer empreendimento pode passar por ela, não existe “vacina” para isso. Fazer o gerenciamento de crise de uma empresa que goza de boa credibilidade no mercado é mais fácil do que quando a credibilidade já é abalada. As chances de fracassar são muito maiores quando não há uma base sólida. 

Por fim, tenha em mente que uma empresa confiável será sempre a primeira opção de um cliente em potencial, e uma marca que lidera seu segmento tem aval para praticar os preços justos de seu produto ou serviço. Lembre-se ainda que contar estratégias eficientes de marketing digital é imprescindível no momento de construção da sua credibilidade e na criação de um relacionamento com seus consumidores.

Thay Abrantes
CEO da Cryah Agência Digital 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

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