Outubro Rosa é mais do que um logo rosa no feed

Já reparou como o mundo virou cor de rosa novamente? São empresas e pessoas fazendo a troca dos logos e fotos em seus perfis, e postando algum tipo de imagem para falar sobre o Outubro Rosa. Mas bastam pouco menos de cinco minutos navegando pelas redes sociais para identificar o quanto as organizações estão apenas querendo estar na crista da onda, sem fazer uma ação que verdadeiramente informe ou motive a prevenção ou diagnóstico precoce.

Vamos fazer um teste: navegue pela sua rede social, encontre três marcas e nos diga: quantas divulgaram ações internas, ou dedicadas ao público externo, que realmente tenha relevância?

Pois bem, de acordo com uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama, em 2023, deve ultrapassar a marca dos 73 mil casos – e as mulheres são as mais afetadas, apesar dos homens também receberem diagnósticos da doença. Esse tipo de câncer, entre as mulheres diagnosticadas com a doença, é o que mais mata, principalmente por ser silencioso e dificultar a identificação precoce.

Com base nessa informação vou te convidar a uma reflexão: quanto você considera que a sua empresa tem responsabilidade social com este cenário?

É importante lembrarmos que, além dos empregados, temos pessoas trabalhando em conjunto para o crescimento e desenvolvimento da companhia. E a colaboração da companhia para o desenvolvimento e a saúde de cada um é fundamental.


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Outubro Rosa: depoimentos de quem venceu o câncer de mama

Em um bate papo com duas amigas que, infelizmente, fizeram parte desses números nos anos anteriores, é fácil entender que a conscientização vai além de uma fita ou da inserção da cor rosa no feed. É importante que cada marca que resolve se engajar nessa causa ofereça informação de qualidade sobre a doença, além de incentivar o diagnóstico precoce de seus colaboradores e familiares. 

Para te ajudar a compreender um pouco melhor esse cenário, trago os depoimentos dessas duas amigas, Mariana Matsuda e Daniela Rio, que também falam sobre as campanhas empresariais relacionadas ao Outubro Rosa:

Mariana Matsuda

Eu aprendi, não da maneira mais fácil, que o impacto de uma campanha na nossa vida pode mudar resultados importantes.

Ouvia sobre o Outubro Rosa, mas só dei a devida importância depois de receber o diagnóstico de um câncer de mama e passar por todo o processo… quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Digo isso pois tive sucesso no meu tratamento e, em grande parte, foi devido a descoberta no início de desenvolvimento do tumor. E o foco da campanha é este: é fundamental estar em dia com acompanhamento médico, fazer autoexames e ficar de olho no nosso corpo pra que, se surgir algo, seja identificado o mais cedo possível. 

Muitas empresas abraçam a causa, colaborando com a campanha. É muito importante que o façam pois, quanto maior o alcance, maiores as chances na busca de sensibilizar o maior número de pessoas. Mas, particularmente, também acho fundamental incentivar dentro de casa, com as próprias funcionárias, a aplicação na prática, o conceito da campanha. Permitir que elas se sintam confortáveis em agendar e realizar exames de acompanhamento é um exemplo.

Espero que, cada vez mais, essas ações toquem as pessoas, ampliando também a força e apoio necessários àqueles que estão em tratamento.

Mariana Matsuda - depoimento sobre a campanha Outubro Rosa

Daniela Rio

Esta manhã recebi o post interno da campanha rosa na minha empresa e meu peito se encheu de alegria!

Estou aqui pra contar e alertar estas moças, mães, mulheres, jovens, sobre a gravidade que é esta doença. Me lembro: em um dia você está curtindo e, depois do diagnóstico, a sensação é de que sua vida simplesmente para.

Valorize cada momento. Poder abrir os olhos pela manhã, agradecer o dia que vem pela frente é a melhor sensação que tenho hoje, depois de tudo que passei.

A certeza de que há cura existe. A responsabilidade com o cuidado preventivo deve ser lembrado e celebrado e é importante incentivar de verdade.

E a cada campanha do Outubro Rosa eu celebro a vida, o amor, a nossa existência como mulher. Quem não passou, comemora a responsabilidade, o autocuidado, o amor próprio e o amor por cuidar de seus próximos.

A cor rosa hoje, para mim, brinda e me traz essa memória de amor pelo próximo e de luta diária que toda mulher tem em sua casa, em sua rotina diária, em seu trabalho. Não deixe o rosa passar despercebido!

Daniela Rio - depoimento sobre a campanha Outubro Rosa

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5 ideias para engajar as suas redes e a sua equipe antes de terminar o mês de outubro

Se a sua empresa deseja promover uma campanha do Outubro Rosa realmente efetiva, trago abaixo algumas ideias:

  • Promova uma palestra digital ou presencial para os colaboradores;
  • Reverta as vendas para apoio a uma instituição ou grupo de apoio dedicado ao cuidado de pacientes em tratamento do câncer de mama;
  • Reserve um dia do mês para que todos os colaboradores se ausentem para fazer exames de prevenção e diagnóstico precoce;
  • Custeie ou ofereça desconto para os exames da equipe e familiares;
  • Ofereça conteúdo de relevância sobre o tema.

Como elaborar uma campanha relevante sobre o Outubro Rosa

Falando mais especificamente da dinâmica de uma campanha que tenha o Outubro Rosa como temática principal, para que ela seja efetiva, é fundamental que o conteúdo relevante que mencionei acima:

  • Incentive o leitor a fazer check-up com um ginecologista e os exames solicitados;
  • Reforce a importância da prevenção e diagnóstico precoce;
  • Encoraje colaboradores a enfrentar incertezas;
  • Empodere as pessoas que estão lutando contra o câncer;
  • Valorize aqueles que já venceram o câncer e motive quem acabou de receber o diagnóstico;
  • Informa as possibilidades de tratamento;
  • Mostra a importância do apoio durante o processo, além de quebrar tabus.

Grupos de apoio

Outro ponto muito importante que também deve constar do seu conteúdo relacionado ao Outubro Rosa é a indicação de locais onde o leitor pode não apenas realizar consultas e exames, mas de grupos que se dedicam a apoiar o paciente durante todo o tratamento do câncer de mama.

Por isso, trago abaixo alguns dos mais relevantes, entre os principais:

Faça a sua parte

Para encerrar, vou te deixar com essa última pergunta: quantas, dessas 73 mil pessoas que devem ser acometidas pelo câncer de mama ainda em 2023, de acordo com a estimativa do INCA, conseguiremos ajudar, de verdade, a chegar em um diagnóstico precoce?

Vamos juntos fazer campanhas mais relevantes e salvar vidas?

Malu Melo
Diretora Nacional de Sustentabilidade AnaMid
Diretora Executiva na Saatis

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

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