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Outubro Rosa é mais do que um logo rosa no feed
Já reparou como o mundo virou cor de rosa novamente? São empresas e pessoas fazendo a troca dos logos e fotos em seus perfis, e postando algum tipo de imagem para falar sobre o Outubro Rosa. Mas bastam pouco menos de cinco minutos navegando pelas redes sociais para identificar o quanto as organizações estão apenas querendo estar na crista da onda, sem fazer uma ação que verdadeiramente informe ou motive a prevenção ou diagnóstico precoce.
Vamos fazer um teste: navegue pela sua rede social, encontre três marcas e nos diga: quantas divulgaram ações internas, ou dedicadas ao público externo, que realmente tenha relevância?
Pois bem, de acordo com uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama, em 2023, deve ultrapassar a marca dos 73 mil casos – e as mulheres são as mais afetadas, apesar dos homens também receberem diagnósticos da doença. Esse tipo de câncer, entre as mulheres diagnosticadas com a doença, é o que mais mata, principalmente por ser silencioso e dificultar a identificação precoce.
Com base nessa informação vou te convidar a uma reflexão: quanto você considera que a sua empresa tem responsabilidade social com este cenário?
É importante lembrarmos que, além dos empregados, temos pessoas trabalhando em conjunto para o crescimento e desenvolvimento da companhia. E a colaboração da companhia para o desenvolvimento e a saúde de cada um é fundamental.
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Outubro Rosa: depoimentos de quem venceu o câncer de mama
Em um bate papo com duas amigas que, infelizmente, fizeram parte desses números nos anos anteriores, é fácil entender que a conscientização vai além de uma fita ou da inserção da cor rosa no feed. É importante que cada marca que resolve se engajar nessa causa ofereça informação de qualidade sobre a doença, além de incentivar o diagnóstico precoce de seus colaboradores e familiares.
Para te ajudar a compreender um pouco melhor esse cenário, trago os depoimentos dessas duas amigas, Mariana Matsuda e Daniela Rio, que também falam sobre as campanhas empresariais relacionadas ao Outubro Rosa:
Mariana Matsuda
Eu aprendi, não da maneira mais fácil, que o impacto de uma campanha na nossa vida pode mudar resultados importantes.
Ouvia sobre o Outubro Rosa, mas só dei a devida importância depois de receber o diagnóstico de um câncer de mama e passar por todo o processo… quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Digo isso pois tive sucesso no meu tratamento e, em grande parte, foi devido a descoberta no início de desenvolvimento do tumor. E o foco da campanha é este: é fundamental estar em dia com acompanhamento médico, fazer autoexames e ficar de olho no nosso corpo pra que, se surgir algo, seja identificado o mais cedo possível.
Muitas empresas abraçam a causa, colaborando com a campanha. É muito importante que o façam pois, quanto maior o alcance, maiores as chances na busca de sensibilizar o maior número de pessoas. Mas, particularmente, também acho fundamental incentivar dentro de casa, com as próprias funcionárias, a aplicação na prática, o conceito da campanha. Permitir que elas se sintam confortáveis em agendar e realizar exames de acompanhamento é um exemplo.
Espero que, cada vez mais, essas ações toquem as pessoas, ampliando também a força e apoio necessários àqueles que estão em tratamento.
Daniela Rio
Esta manhã recebi o post interno da campanha rosa na minha empresa e meu peito se encheu de alegria!
Estou aqui pra contar e alertar estas moças, mães, mulheres, jovens, sobre a gravidade que é esta doença. Me lembro: em um dia você está curtindo e, depois do diagnóstico, a sensação é de que sua vida simplesmente para.
Valorize cada momento. Poder abrir os olhos pela manhã, agradecer o dia que vem pela frente é a melhor sensação que tenho hoje, depois de tudo que passei.
A certeza de que há cura existe. A responsabilidade com o cuidado preventivo deve ser lembrado e celebrado e é importante incentivar de verdade.
E a cada campanha do Outubro Rosa eu celebro a vida, o amor, a nossa existência como mulher. Quem não passou, comemora a responsabilidade, o autocuidado, o amor próprio e o amor por cuidar de seus próximos.
A cor rosa hoje, para mim, brinda e me traz essa memória de amor pelo próximo e de luta diária que toda mulher tem em sua casa, em sua rotina diária, em seu trabalho. Não deixe o rosa passar despercebido!
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5 ideias para engajar as suas redes e a sua equipe antes de terminar o mês de outubro
Se a sua empresa deseja promover uma campanha do Outubro Rosa realmente efetiva, trago abaixo algumas ideias:
- Promova uma palestra digital ou presencial para os colaboradores;
- Reverta as vendas para apoio a uma instituição ou grupo de apoio dedicado ao cuidado de pacientes em tratamento do câncer de mama;
- Reserve um dia do mês para que todos os colaboradores se ausentem para fazer exames de prevenção e diagnóstico precoce;
- Custeie ou ofereça desconto para os exames da equipe e familiares;
- Ofereça conteúdo de relevância sobre o tema.
Como elaborar uma campanha relevante sobre o Outubro Rosa
Falando mais especificamente da dinâmica de uma campanha que tenha o Outubro Rosa como temática principal, para que ela seja efetiva, é fundamental que o conteúdo relevante que mencionei acima:
- Incentive o leitor a fazer check-up com um ginecologista e os exames solicitados;
- Reforce a importância da prevenção e diagnóstico precoce;
- Encoraje colaboradores a enfrentar incertezas;
- Empodere as pessoas que estão lutando contra o câncer;
- Valorize aqueles que já venceram o câncer e motive quem acabou de receber o diagnóstico;
- Informa as possibilidades de tratamento;
- Mostra a importância do apoio durante o processo, além de quebrar tabus.
Grupos de apoio
Outro ponto muito importante que também deve constar do seu conteúdo relacionado ao Outubro Rosa é a indicação de locais onde o leitor pode não apenas realizar consultas e exames, mas de grupos que se dedicam a apoiar o paciente durante todo o tratamento do câncer de mama.
Por isso, trago abaixo alguns dos mais relevantes, entre os principais:
- Associação Rosa Mulher: https://www.associacaorosamulher.org/
- Instituto Protea: https://www.protea.org.br/quem-somos/
- Femama: https://www.femama.org.br/site/
- Fundação Laço Rosa: https://fundacaolacorosa.com/
- Américas Amigas: https://www.americasamigas.org.br/
Faça a sua parte
Para encerrar, vou te deixar com essa última pergunta: quantas, dessas 73 mil pessoas que devem ser acometidas pelo câncer de mama ainda em 2023, de acordo com a estimativa do INCA, conseguiremos ajudar, de verdade, a chegar em um diagnóstico precoce?
Vamos juntos fazer campanhas mais relevantes e salvar vidas?
Malu Melo
Diretora Nacional de Sustentabilidade AnaMid
Diretora Executiva na Saatis
Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.