Expectativa do ecossistema digital para o primeiro trimestre de 2023

Toda mudança de governo traz incertezas sobre qual será a política econômica a ser implementada e sobre os impactos que essa mudança pode causar em determinados segmentos de mercado.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o PIB brasileiro deve crescer 1,6% em 2023, sobre crescimento de 3,1% previsto para 2022. Essa baixa estimativa é justificada pela dificuldade de acesso ao crédito devido à alta de juros, o que gerou um menor crescimento mundial em todos os aspectos.

Porém, alguns setores da economia brasileira possuem potencial para superar esse cenário e ter crescimento em 2023, como o setor de serviços, por exemplo, no qual estão inseridas empresas do ecossistema digital.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, com líderes de marketing de vários países, mostra que, apesar de termos um cenário de incertezas geopolíticas e econômicas a nível global, o valor gasto no setor subiu de 6,4%, em 2021, para 9,5% em 2022, e existe uma expectativa de crescimento para 2023.

A forma como o consumidor se comporta tem se transformado nos últimos anos, e os profissionais de marketing precisam se adaptar cada vez mais rápido para atender às novas demandas.

Realizamos, na última semana de 2022, uma pesquisa sobre a expectativa para o primeiro trimestre de 2023, que contou com a participação de cerca de 300 profissionais do mercado e da indústria digital, sendo 200 líderes e 100 profissionais da área de operação, ambos exercendo alguma atividade na área de tecnologia e marketing. Os resultados podem ser acompanhados a seguir.

Ao separarmos as respostas em 2 grandes quadrantes – “Otimista” e “Pessimista” –, podemos observar que, em números gerais, existe uma proximidade na expectativa. 58,1% das respostas denotam um cenário mais positivo contra 41,9% para um cenário mais preocupante.

Mas, se separarmos as respostas dos líderes e profissionais, podemos ver um desenho diferente do que é esperado para o primeiro trimestre de 2023.

70,8% dos líderes acreditam que o primeiro trimestre será promissor contra 29,2% que mostram certa preocupação com os primeiros meses do ano.

Entretanto, se olharmos as respostas dos profissionais, vemos exatamente o inverso. Apenas 34,9% deles estão otimistas com o mercado para o início de 2023 enquanto 65,1% se mostram desacreditados com o cenário econômico e mercadológico que está se desenhando.

Apesar de termos uma defasagem gigante de profissionais especializados nas disciplinas que o digital exige, vemos que o mercado está se ajustando, visto que não existe mais um crescimento elevado do setor, que foi estimulado pela pandemia – isso pode ser visto com o movimento das demissões das Bigtechs.

Salários elevados estão sendo revistos e produtividade, especialização e soft skills são temas presentes no dia a dia dos gestores. Isso tem criado um cenário incerto para profissionais que não conseguiram acompanhar as tendências exigidas, não apenas pelo mercado, mas também pelas lideranças que precisam gerar resultado para as empresas e seus clientes.

Rodrigo Neves
Presidente da AnaMid
CEO da VitaminaWeb

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: