Digital por elas é sobre isso!

Sabe aquele desejo de convidar todas as amigas executivas, líderes, empreendedoras e até mesmo as filhas das amigas que estão começando na carreira para participar de um evento incrível? O “Digital por Elas” faz exatamente isso conosco.

No dia 17 de maio, reunimos 50 mulheres CEOs, executivas e gestoras em um evento que nos encheu de emoção e ansiedade. Chegamos com a emoção à flor da pele. Encontrar três grandes mulheres que revolucionaram o mercado da comunicação e da tecnologia e que, generosamente, ofereceram seu tempo para fazer outras mulheres brilharem é de arrepiar.

Na abertura, Christiane Pelajo se destacou com sua voz firme, além do carisma, da experiência, da humildade e da generosidade, encorajando “Não tenham medo de ousar”. Por que acreditamos que quando alcançamos o cargo máximo em uma empresa, como a Rede Globo de televisão, não podemos mais mudar? Ou que, aos 52 anos e sendo mulheres, não podemos continuar crescendo? Entre silêncios e risos das mulheres presentes, a maioria delas sendo fãs fervorosas da jornalista que cobriu eventos notáveis, como a morte do Papa, a Princesa Diana e entrevistas com candidatos à Presidência da República, Chris brilhou e fez com que muitas se aproximassem pessoalmente para dizer: “Eu sonhei em um dia ser como você na minha carreira.”

É inspirador ver mulheres como Pelajo e tantas outras que se destacam no mercado. Elas mostram que é possível superar desafios, conquistar o sucesso e ser referência em suas áreas de atuação. Essas histórias nos impulsionam a buscar nossos sonhos e nos lembram da importância de apoiar umas às outras em nossas jornadas.

Foi um momento marcante, mostrando que, independentemente da idade e das circunstâncias, podemos continuar crescendo e alcançando nossos objetivos. Ela é exemplo de determinação e coragem, e seu discurso ressoou profundamente em todas as mulheres presentes.

Depois veio Ana Cortat, head de Estratégia e Dados na Soko.cx, fundadora do Hybrid Colab, defensora da Igualdade de Gênero e Ativista contra Assédio Sexual, que trouxe uma visão transformadora e nos mostrou como podemos ser agentes de mudança. Só esse momento já renderia um artigo à parte. Sua fala suave, cheia de afeto e carinho, tirou qualquer som do ambiente. Na plateia, não faltaram suspiros emocionados, sorrisos e até mesmo lágrimas em diversos momentos. “Seja líder pelo afeto” ou “Sou gerúndio, vou acomodando enquanto o que veio antes e depois de mim se revela”.

Depois foi a vez da luz, dos sorrisos e do brilho de Fabiana Raulino ganhar o palco. Consultora em Transformação Digital e Criatividade aplicadas à Educação Profissional e doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC SP, com seu carisma e energia positiva destacou a importância do afeto, da empatia e da semiótica na construção dos algoritmos certos. Espontânea, cheia de energia e difícil de se descrever em palavras. “Meu exaustivo trabalho é promover a bondade verdadeira para garantir que todos tenham sua voz, independentemente de sua formação ou classe social”.

Durante o evento, testemunhamos momentos emocionantes, com lágrimas e depoimentos inspiradores. Renata Garcia Bernardes, CEO da Promenade Comunicação, expressou sua gratidão, dizendo “Obrigada por hoje! O evento foi incrível, estou muito feliz por fazer parte dessa comunidade de mulheres incríveis. Cada evento é uma descoberta”. Bianca Totti, diretora na Código BR Comunicação e embaixadora do Vale do Paraíba, parabenizou a equipe AnaMid pelo excelente trabalho realizado, destacando a dedicação e o profissionalismo de todos como elemento fundamental para o sucesso do evento.

O acesso às habilidades digitais é um fator determinante para o sucesso das empresas. Para as mulheres, seguir carreiras digitais é um desafio em razão da falta de igualdade de gênero, o que precisa ser abordado com urgência para reduzir a lacuna de habilidades técnicas. Embora as mulheres sejam usuárias ativas de aplicativos, redes sociais e dispositivos digitais, a participação delas na produção de tecnologia ainda é limitada. Por isso, é importante se atentar aos desafios que as mulheres enfrentam nesse setor e discutir medidas para aumentar sua participação.

O “Digital por Elas” é um movimento que valoriza e reconhece a importância das mulheres no campo digital. É, portanto, uma iniciativa que busca promover a igualdade de gênero, incentivar a participação feminina e impulsionar o empoderamento das mulheres nesse setor. Através do compartilhamento de experiências, conhecimentos e networking, esse programa contribui para a construção de um ambiente mais inclusivo e diversificado no mercado digital.

Sabe quando sentimos que estamos fazendo algo diferente? É quando encontramos mulheres com depoimentos como estes: “Sabe aquele evento da Marta Gucciardi? Será que podemos ter outro? Agora as conversões de leads da minha agência são diferentes, meu portfólio de clientes mudou e eu realmente entendi como fazer conversões para o propósito da minha empresa.”

Ou depoimentos como: “Depois do evento da Suzana Arbex, eu transformei completamente a comunicação da minha agência. Agora compreendo quais conexões eu quero estabelecer com o mercado”. “Eu estava prestes a fechar minha agência quando participei do evento Digital por Elas na Heineken. O processo já estava avançado e os documentos no jurídico. Ouvir o discurso de outras executivas me fez refletir e me deu a visão para transformar minha empresa.” Esses depoimentos que ouvi há alguns meses demonstram a importância de programas como esse. Viver experiências desse tipo mostra o verdadeiro significado de pertencer a uma associação.

Portanto, vamos continuar apoiando e participando de eventos como o “Digital por Elas”, para que possamos fortalecer ainda mais a presença feminina no mercado digital e criar oportunidades de sucesso para todas as mulheres. Juntas, podemos conquistar grandes realizações e inspirar as próximas gerações de mulheres no campo digital.

Quem não foi pessoalmente ao evento, pode conferir abaixo um pouco do que aconteceu.

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais.

Henriane Morelli 
Diretora Nacional de Sustentabilidade e Empreendedorismo Feminino da AnaMid
Fundadora da HRI Digital

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: