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Como saber se está na hora de fazer planejamento de marketing?
Mês passado fiz um estudo completo de marketing para empresa do setor de biogás e o resultado foi uma clareza muito grande sobre qual a estrutura do marketing deve ser adotada, quais as prioridades do trabalho e a estratégia a ser adotada. Foram 30 dias debruçada na empresa, no setor e nas oportunidades, resultando num plano bastante completo que mostra em detalhes o que deve ser feito, como e quando.
Ter um bom plano de marketing pode ser o diferencial entre a estagnação e o crescimento do negócio. Isso porque alinhar as estratégias aos objetivos da empresa e ao cenário externo vai dar mais competitividade e auto conhecimento para enfrentar os desafios e conquistar espaço.
Imagino que uma das principais dúvidas do cliente sobre esse trabalho, que é o momento certo para se fazer o planejamento, deve ser muito comum para várias outras empresas.
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Então vamos entender alguns sinais que indicam se está na hora de fazer o Plano de Marketing da sua empresa:
- Estagnação no crescimento: a empresa não está evoluindo como esperado.
- Mudanças no mercado: o mercado está passando por transformações significativas, e um novo posicionamento se torna fundamental.
- Lançamento de novos produtos ou serviços: seu público cativo e audiências ainda não impactadas precisam conhecer as novidades.
- Necessidade de reposicionamento: a transição será facilitada e assertiva se esse momento de mudança contar com um estudo robusto de marketing.
- Baixo retorno sobre investimento: reavalie as estratégias atuais caso as campanhas de marketing não estejam trazendo o ROI esperado.
O planejamento de marketing é a ferramenta essencial para empresas que desejam se destacar e crescer de maneira sustentável. Tomar decisões baseadas em análises de dados, na visão interna da empresa e na compreensão do mercado e suas tendências é fundamental para o sucesso.
O trabalho começa com uma análise detalhada de dados. Essa prática permite que as empresas entendam melhor seu público-alvo, identifiquem oportunidades e desafios, e tomem decisões mais informadas. As análises de dados ajudam a identificar padrões de comportamento dos consumidores, medir a eficácia de campanhas anteriores e prever tendências.
Conhecer a fundo os processos, recursos e capacidades internas da empresa é fundamental. Esse conhecimento permite alinhar o planejamento de marketing aos objetivos estratégicos da organização, garantindo que as ações de marketing sejam viáveis e sustentáveis. Além disso, entender a cultura e os valores da empresa ajuda a construir uma comunicação mais autêntica e coerente com o público. É importante destacar aqui que a equipe precisa estar ciente e engajada nesses objetivos, por isso, a comunicação interna é premissa total para ótimos resultados externos.
Compreender o ambiente macroeconômico, as movimentações da concorrência e as expectativas dos consumidores também propicia que as empresas se posicionem de maneira estratégica. Estudos de mercado, pesquisas com grupos focais, políticas econômicas, grupos setoriais e relações institucionais podem trazer insights extremamente úteis para esse entendimento do contexto. O planejamento de marketing bem executado pode levar uma empresa ao próximo nível. Mas lembre-se: é fundamental que esse estudo seja constante. Tenha como processo interno na sua empresa a revisão e atualização anual do plano. E, obviamente, conte com profissionais qualificados e experientes para esse trabalho.
Bianca Totti
Fundadora e Diretora da Código BR Marketing
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