Como maximizar o retorno do investimento e aumentar sua lucratividade

Considerar o Retorno do Investimento é indispensável para analisar a eficiência dos investimentos realizados e definir metas com base na mensuração de resultados tangíveis e não suposições.

Este artigo explora a importância do ROI (Return Over Investiment) para um investimento consciente, gerador de custos e com o mínimo de falhas.

O que é ROI?

O Retorno do Investimento é um dos indicadores mais importantes de uma empresa. Com ele, conseguimos entender se vale a pena ou não continuar investindo em diferentes operações, ações, setores…

O ROI é essencial para as variadas áreas, como RH, marketing e financeiro. Sua fórmula se dá a partir da diferença dos ganhos obtidos (com projetos, campanhas ou outras ações) e o investimento inicial, dividido pelo valor do investimento inicial.

ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial / valor do investimento inicial) x 100

Ou seja

ROI = (receita – custo / custo) x 100

Essa fórmula pode analisar ações específicas, em projetos ou áreas distintas, ou avaliar o negócio como um todo.

Importância do ROI para Negócios

Entender o que vale o investimento se faz a partir de dados e comprovações com justificativas. Dessa forma, podemos dizer que o Retorno do Investimento é importante porque mensura os resultados, e através deles, conseguimos ter uma base para a tomada de decisão.

Eles são essenciais na medição de sucesso e fracasso, pois mede a evolução das campanhas/ações/áreas. Isso significa que os números nos auxiliam a construir planos de ação, focando na diminuição de chances de erros e em metas realistas.

Ou seja, entenderemos exatamente quais são os projetos que dão, de fato, retorno financeiro. Além disso, com a  identificação de prejuízos, conseguimos reduzir custos e aplicar apenas o investimento correto, sem exageros ou ações desnecessárias.

Saiba que planejar tomadas de decisão deve ser prioridade, pois tem como base o retorno de resultados duradouros e de sucesso. Afinal, é a partir do ROI que você vai redirecionar ou potencializar os investimentos do negócio.

Fatores para Maximizar o ROI

A melhor maneira de maximizar o Retorno do Investimento é definir resultados a médio e longo prazo, escolhendo métricas que priorizam não apenas vendas, mas geração de leads a partir de um tráfego de qualidade ou melhora na performance, por exemplo.

Faça testes

Os testes nos ajudam a medir ações com maior taxa de conversão. Por exemplo, como saber que um e-mail marketing teve resultado?

A melhor maneira é fazer diferentes versões de um e-mail marketing, explorando variadas cores, fontes, botões e outros elementos, e analisar qual versão teve maior número de cliques… Isso pode te ajudar a definir o visual padrão dos seus emails.

Padronize seus testes e os repita constantemente

O ideal é analisar a melhor performance dos KPIs (Key Performance Indicators) que você definir para determinado projeto, e adotar as características com maiores resultados como padrão.

Defina uma frequência para os testes. A repetição é positiva e importante, pois acompanha variações de comportamento do público. Dessa forma, defina a estratégia e repita por, pelo menos, trinta dias.

Análise o Desempenho dos Resultados

Esta é a parte mais estratégica do processo, pois se você não consegue interpretar os dados corretamente, não saberá se está realmente obtendo o ROI desejado. A capacidade de analisar e compreender os resultados é crucial para ajustar estratégias e otimizar os investimentos de forma eficaz.

Precisamos ter uma visão realista dos resultados. Isso é essencial para entendermos o tempo de Retorno do Investimento e outras métricas. Durante a análise, você já pode definir quais decisões deve tomar depois do tempo de teste (frequência definida).

Melhorar a Experiência do Usuário

Melhorar a experiência do usuário não apenas aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente, mas também impacta diretamente o ROI. Portanto, seja site, aplicativo, e-mail ou outro canal, sempre priorize a experiência do usuário.

Usuários satisfeitos são mais propensos a retornar, converter e recomendar seus serviços ou produtos, aumentando assim a eficiência dos seus investimentos e o retorno obtido.

Portanto, crie sites intuitivos e oriente os usuários em cada etapa da experiência, através de botões em locais estratégicos, acessibilidade e uma boa interação. Um canal bem projetado auxilia no aumento do retorno do investimento.

Investimento em Canais Orgânicos

Investir em canais orgânicos com estratégia pode reduzir os custos com campanhas pagas. Isso significa que trabalhar para manter o seu site no topo das buscas do Google ou de outros sites de pesquisa contribui para um desempenho contínuo e constante.

Além disso, é fundamental se apresentar ao potencial comprador antes mesmo da etapa de interesse de compra (fundo de funil).

Investir na etapa de consciência e consideração (topo e meio de funil) através dos canais orgânicos é essencial, pois ajuda a construir uma relação e a educar o público sobre o seu produto ou serviço.

Esse investimento nas fases iniciais do funil agrega valor, reduzindo significativamente os custos de mídia paga, que geralmente focam muito no fundo de funil.

Ao criar uma base sólida de visitantes e leads orgânicos, você estabelece uma presença de marca que contribui para um ROI mais alto e sustentável.


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Otimizações de SEO no Site

Investir em otimizações de SEO (Search Engine Optimization) no site influencia diretamente no ROI. Uma boa estratégia de SEO aumenta a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, atraindo mais visitantes qualificados e aumentando as chances de conversão.

No entanto, é importante contar com uma agência de SEO especializada para conduzir esses projetos. SEO é uma estratégia complexa, e especialistas podem cuidar de todos os detalhes enquanto você foca em atender seus clientes.

Com a ajuda de profissionais, seu site pode alcançar melhores posições nos resultados de busca, trazendo um retorno sobre o investimento muito mais significativo.

Otimização de Processos Internos

Não adianta pensar apenas em estratégias externas se o processo interno de vendas, ou qualquer outro time, estiver desorganizado, sem processo, sem CRM, sem pipeline, etc.

Dados e alinhamento são cruciais para avaliar e até mesmo alcançar um ROI maior. Um sistema bem estruturado internamente garante que todas as estratégias externas sejam plenamente eficazes, aumentando a eficiência e o retorno sobre o investimento.

Portanto, simplificar os fluxos internos e padronizar os procedimentos possibilita vantagens em diferentes áreas, ajuda a otimizar esses processos e identificar travas que atrapalham produtividade e qualidade.

Automação de Tarefas

Automatizar tarefas repetitivas com o auxílio da tecnologia mantém os processos nítidos, proporciona redução de custos, aperfeiçoa as atividades, maximiza a produtividade, elimina etapas desnecessárias e possibilita mais eficiência às operações.

Além disso, ao automatizar processos, você libera a equipe para focar em atividades estratégicas que realmente agregam valor ao negócio.

Isso não apenas melhora a precisão e a velocidade das operações, mas também garante que os dados sejam coletados e analisados de maneira consistente, permitindo uma melhor tomada de decisão e alinhamento com os objetivos de ROI.

Melhoria Contínua

A melhora da eficácia nas áreas da sua empresa auxilia no desempenho geral do negócio, possibilitando maior retorno do investimento e aumentando a lucratividade. Essa inovação mantém o sucesso a longo prazo e impulsiona as oportunidades.

Portanto, esteja sempre atualizado com inovações e tecnologias que podem agregar para o desempenho do seu negócio.

Principais Ferramentas para Monitorar o ROI

Aqui uma lista de ferramentas que auxiliam no monitoramento do ROI.

Google Analytics

O GA permite que você acompanhe os resultados em detalhes. Por meio do Google Analytics, você coleta dados de performance que te deixam totalmente por dentro das suas campanhas, como taxa de rejeição, termos que os usuários mais usam para pesquisar determinado produto/assunto, conversão, informações demográficas, entre outras.

Ferramentas de CRM em geral

O sistema de CRM é essencial para auxiliar os times a fecharem novos negócios em menos tempo. Além disso, ele proporciona personalização na relação com os clientes, através de estratégias focadas nas necessidades de cada um.

Alguns exemplos de ferramentas CRM são: RD Station, HubSpot, Salesforce e Zoho.

Resumindo, para obter o máximo retorno do investimento e aumentar os lucros, é essencial adotar uma abordagem completa. Desde ajustes internos até análise de dados, essas estratégias combinadas são essenciais para o sucesso a longo prazo dos negócios.

Beatriz Gomes
Diretora Comercial e Cofundadora da Beeca SEO

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

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