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Antifrágil é ser digital
Correndo o risco de ser piegas, meu primeiro artigo para o Blog da AnaMid usa um conceito já difundido fortemente no mercado de gestão e negócios há alguns anos, mas que me voltou à mente nesses tempos de fundação da entidade.
Nassim Taleb, reconhecido autor sobre realidades caóticas e suas consequências, trouxe o conceito de ‘antifrágil’ comparando-o com um simples pacote de entrega. A caixa é frágil, porque qualquer efeito externo pode quebrar ou deteriorar seu conteúdo. Mas e se, ao invés de piorar, esse conteúdo ficasse ainda melhor a cada tranco que leva?
O conceito deriva de outro livro do escritor. Em A lógica do Cisne Negro, Taleb destaca como eventos aleatórios e com mínimas probabilidades de acontecer (os chamados cisnes negros) causam enormes efeitos. Ou seja, aqueles acontecimentos que ninguém prevê ou as descobertas feitas ao acaso, que trouxeram benefícios incríveis à humanidade. A aleatoriedade é a chave que guia o conceito antifrágil, em suma, estar preparado para o que vier e melhorar após cada evento, seja bom ou ruim.
Qualquer semelhança com o nosso mercado não é mera coincidência.
Para quem está no mercado digital desde os primórdios das pontocom e sua famigerada bolha, sabe bem que quem não se adapta, não sobrevive. E o conceito descreve muito bem essa nossa realidade.
O digital imprime tecnologia ao conhecimento analógico para criar grandes revoluções. Todo esse conhecimento junto cria um estado caótico que envolve criatividade, planejamento, horas de desenvolvimento, terceirização, Q.A., scrum, rollback, pivotagem, geração de leads, big data, análises, vendas e todas as ações necessárias para entregar a melhor solução digital, no menor tempo possível (É MVP que fala, né?).
No fim, tudo dá certo e a cada novo projeto, aprendemos mais, melhoramos mais, a tecnologia avança e sua aplicação deixa tudo mais interativo. Como o próprio Nassim Taleb escreveu, “(…) a (própria) tecnologia pode cancelar o efeito das tecnologias ruins.” Estamos em constante evolução.
A verdade é que esse pessoal do mercado digital gosta desse caos organizado e aprende a melhorar a cada pancada que leva, a cada projeto que entrega. E nada melhor para o desenvolvimento de um mercado do que juntar todos esses atores, para compartilhar os tropeços da carreira, disseminar conhecimento e discutir o futuro, que, aliás, já está acontecendo.
Se o mercado digital é antifrágil, nossa nova entidade é o resumo organizado de todo esse caos. Sem nada de aleatório: Um grupo de liderança engajado que, ao sentir as novas ondas do mar digital, usou o que aprendeu no associativismo para juntar centenas de empresários e montar um grupo que olha para frente e constrói uma nova forma de compartilhar, interagir e, por que não, educar.
Empresas de todos os tamanhos, apoio a profissionais, inclusão e um mercado unido com foco na parceria. O futuro que vemos é esse, um mercado justo e democrático, que olha pra frente e está pronto para o que vier.
Fabio Oliveira
Vice-presidente AnaMid – Especial SP
Diretor executivo na Saatis
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