Sul do Brasil é referência em Martech

A Região Sul do Brasil é referência quando o assunto é Martech Services, mostra estudo da consultoria global ISG feito no Brasil. A apresentação da análise sobre provedores de serviços que englobam as áreas de Marketing e Tecnologia foi feita pelo Analista Líder da Pesquisa ISG Provider Lens no Brasil, Marcio Tabach, em evento realizado nesta segunda-feira, em Porto Alegre (RS), pela Especial RS da Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (Anamid-RS).

A consultoria mapeia os principais prestadores de serviços de Martech no Brasil, analisa e aponta líderes e empresas que desafiam o mercado. Na lista dos que despontam estão duas empresas gaúchas: Brivia e Cadastra. “Começamos com uma pesquisa que mapeia mais de mil empresas, até chegar à lista final de líderes. A presença de empresas do Sul do país chama a atenção quando falamos em Martech”, disse Tabach. Para o presidente da Anamid-RS, Sebastião Ribeiro, a influência gaúcha vai muito além das duas companhias, visto que entre as destacadas no ISG Provider Lens estão empresas como Stefanini Haus e Sapient Ag2, frutos de incorporação de empresas gaúchas, além de outras fundadas com participação de executivos gaúchos, como a Jüssi.

O evento discutiu ainda as mudanças no cenário de marketing, apresentadas pelo head de BXM da Brivia, Guilherme Bello. “Quando falamos em marketing, o protagonismo não é mais da criação e da mídia — por mais importantes que continuem sendo. O protagonismo agora é da interação digital, da experiência do consumidor, da abundância de canais, das redes sociais, da personalização, da análise dos dados e de tantos outros conceitos que estão conectados em tecnologia”, complementou Fábio Rios, diretor da Anamid-RS.

Em meio às mudanças no panorama, são desafiadas agências e líderes de marketing das empresas. Priscila Franzeck Barbosa, Gerente Executiva de Marketing e Comunicação do Grupo Panvel, demonstrou resultados robustos da rede de farmácias que é referência em transformação digital e adoção de tecnologias que dão suporte ao marketing: hoje, a Panvel tem 93% da base de consumidores identificada, o que permite uma comunicação personalizada. O grupo ainda tem cerca de 16% das vendas feitas online e é referência em omnichannel. Já a Gerente de Marketing da Bebidas Fruki S.A., Maria Eduarda Bastos, lembrou que a realidade de varejo e indústria é muito distante, e o processo de transformação digital das empresas deve levar em conta a cultura e o propósito de cada uma. Para ela, antes de escolher quais tecnologias adotar, é preciso ter foco na estratégia, ter claro quais desafios de marca e negócios devem ser respondidos. 

O evento da Anamid-RS teve mediação do diretor nacional da associação Moysés Costa e patrocínio das agências Fator e Cartola.

Confira as fotos do evento:

Assine nossa newsletter: