AnaMid tem avaliação alta em pesquisa sobre engajamento de associações

Se as entidades de classe são responsáveis por representar os interesses de um grupo, o engajamento de seus membros associados é um dos elementos mais valiosos para o sucesso das iniciativas coletivas. E, com pouco mais de um ano de atuação, a AnaMid já vem se destacando neste quesito. É o que comprova a pesquisa Association Engagement Index (AEI) Brazil 2023, na qual a AnaMid alcançou um forte índice de envolvimento (101 pontos, em uma faixa que poderia variar de -50 a +150), resultado superior às médias nacional (90) e global (88).

A última edição do Índice de Engajamento de Associações Brasil, realizado pela MCI Brasil, em conjunto com a consultoria Insidery, indica que, no Brasil, o engajamento geral com as associações está em um nível moderado e que equivalem ao benchmark global.

Com relação ao Net Promoter Score (NPS), metodologia de satisfação de clientes desenvolvida para avaliar o grau de fidelidade dos stakeholders de qualquer perfil organizacional, o estudo ainda revela que, no País, há uma alta disposição dos associados recomendarem as entidades às quais se uniram, comportamento que ultrapassa os resultados internacionais. E, no caso da AnaMid, esse indicador foi ainda superior à média nacional.

AnaMid tem resultado alto no índice de engajamento de associações 2023
Recorte dos resultados da AnaMid na pesquisa Association Engagement Index (AEI) Brazil 2023

Entre os pontos fortes da AnaMid, os respondentes destacaram:

  • especialização no assunto (89%)
  • atendimento ao membro/ cliente (89%)
  • oferta de oportunidades de engajamento online/ virtual (ex: webinários e canais digitais) (84%)

“Este é o fruto de todo o trabalho que vem sendo feito pelas lideranças para os nossos associados e, consequentemente, para a melhoria do mercado digital brasileiro”, comemora o presidente nacional da AnaMid, Rodrigo Neves. “Vendo esses resultados e o ritmo em que estamos, tenho certeza de que iremos voar cada vez mais alto”.


LEIA TAMBÉM: A influência de associações sem fins lucrativos na evolução digital de empresas


Desempenho, benefício e preferência: indicadores críticos

De modo geral, os resultados do Índice de Engajamento de Associações Brasil 2023 destacam os principais fatores responsáveis por impulsionar o engajamento, a forma como membros e clientes avaliam o desempenho das associações e sua visão em relação à digitalização.

Além disso, traz os elementos influenciadores da relação dos membros com as associações, assim como os recursos que oferecem um valor maior e têm impacto significativo no engajamento de associados.

Com base nos três indicadores críticos considerados no questionário – desempenho, benefício e preferência – os achados que mais se descaram na pesquisa foram:

  • As comunidades das associações brasileiras valorizam a reputação (89%), o conteúdo relevante (84%) fornecido e a especialização (82%), bem como as oportunidades de networking (70%) e o fomento à inovação (68%);
  • 58% dos entrevistados preferem interagir com colegas e com a comunidade da associação por meio de uma combinação de canais virtuais (online) e presenciais (offline);
  • 81% dos entrevistados também confirmaram que eventos virtuais são uma alternativa válida e podem/deveriam complementar o leque de eventos presenciais.

Impulsionadores do engajamento de associações

A reputação e a especialização no assunto foram classificadas em um nível muito alto entre os respondentes. Com base nesse apontamento,os analistas concluiram que:

  • O conteúdo fornecido pelas sociedades profissionais resulta como um ponto forte altamente impactante para a qualidade do relacionamento;
  • Como no AEI Global, a relação custo-benefício e a adequação individual de benefícios, produtos e
    serviços acabam sendo uma área relevante de otimização;
  • Acesso fácil, inovações e, no caso de associações empresariais, a representação das próprias
    necessidades poderia ser desenvolvida para se tornarem pontos fortes.

O relatório ainda destaca que as associações brasileiras têm uma pontuação relativamente alta no quesito preferência, mas devem prestar atenção aos benefícios oferecidos, que se posicionam como um atributo fundamental no engajamento e na fidelização dos associados.


LEIA TAMBÉM: Por que o associativismo é tão importante?


Saiba mais sobre a pesquisa de engajamento de associações

O Association Engagement Index é um estudo exclusivo e único no Brasil, baseado em uma referência global, realizado semestralmente para medir o desempenho, a força do relacionamento e o resultado das táticas de engajamento, a partir da visão dos membros e clientes das associações.

Seus apontamentos indicam onde as instituições deveriam melhorar parar atender as expectativas dos associados, permitindo que avaliem o seu desempenho em relação a associações com ideias semelhantes, em vários setores, e desenvolvam novas estratégias de ativação para aumentar o envolvimento.

Mais de quinze associações (sociedades profissionais, organizações membros individuais e associações comerciais) brasileiras dos setores de Agronegócio, Contabilidade, Energia, Indústria, Marketing, Medicina, RH, TI e Varejo participaram da edição brasileira de 2023 do Índice. Para esta edição, contou com mais de 1.000 entrevistados.

Assine nossa newsletter: