5G no Brasil: quais as possibilidades para a inovação?

A quinta geração de internet já é uma realidade no mundo e aos poucos está chegando no Brasil. Alguns municípios do país já receberam o 5G e a previsão da Anatel é que em 2029 todas as cidades com mais de 30 mil habitantes sejam cobertas por ele. 

A implantação é lenta, mas o 5G é uma tecnologia extremamente rápida e promete revolucionar vários setores. Entenda melhor o 5G e veja as possibilidades de inovação que se abrem com o seu advento. 

A tecnologia móvel sofreu constantes atualizações ao longo do tempo, para suprir o que faltava na tecnologia anterior. A 1° geração permitia apenas chamadas de voz (1G ou apenas G), enquanto o 2G oferecia a possibilidade de enviar e receber SMS, e-mails e serviços de dados em geral, como clima e resultados esportivos. 

Na 2° geração começou a ser implantado o General Packet Radio Service (GPRS), responsável por pacotes de dados com altas taxas de transmissão, com foco na transferência de dados. 

No 3G, começou a ser possível realizar videochamadas, acesso à TV do celular e o sistema de envio de SMS foi aprimorado. 

O 4G é a tecnologia utilizada pela maioria dos brasileiros e é bem mais rápida e estável do que as tecnologias anteriores. Sua latência (tempo de resposta) é bem mais baixa, o que foi uma ótima novidade para a indústria de games, entre outras. 

Quais são os diferenciais do 5G? 

O 5G é cerca de 100 vezes mais rápido que o 4G e permite um número também 100 vezes maior de dispositivos conectados simultaneamente. De acordo com a fabricante de chips californiana Qualcomm, um download pode ser 20x mais rápido no 5G, em comparação ao 4G. 

Outra vantagem importante da nova geração é uma latência muito menor, que é o tempo de resposta. Mas isso é possível com a conexão 5G standalone (SA), chamado popularmente de 5G puro. O 5G non-standalone, apesar de extremamente veloz, não oferece latência tão baixa quanto o standalone

Com uma latência menor, o delay em chamadas de vídeo, por exemplo, são muito menos prováveis. Os gamers e a indústria de jogos também tem motivos para comemorar uma latência mais baixa. 

O 5G é uma tecnologia avançada, com implantação lenta, e de acordo com o cronograma oficial da Anatel, a previsão para que o 5G puro seja ativado em todas as capitais do Brasil é até novembro deste ano. 

Possibilidades com o 5G

Diversos segmentos digitais irão se beneficiar com a tecnologia 5G e as empresas devem estar prontas para aproveitar todo o seu potencial.

Com mais velocidade, páginas de sites e e-commerce serão carregadas de forma quase instantânea, o que beneficiará as compras por impulso e também uma melhor experiência do usuário em seu site. Vale lembrar que além da velocidade do carregamento, existem outras métricas importantes que garantem um bom desempenho de páginas web. Para descobrir quais, recomendamos o artigo “6 métricas para avaliar o desempenho do seu site” da VitaminaWeb.

A realidade virtual (VR) também é uma oportunidade no horizonte. Segundo a Forbes, a empresa Meta (dona do Facebook) tem a realidade virtual como um dos seus focos, tendo, inclusive, comprado a empresa Oculus VR, com um investimento de cerca de US$ 2 bilhões, tamanha é a importância dessa estratégia. A realidade virtual permite novos tipos de contato entre marcas e consumidores e passa por grande impulso com o 5G. 

A realidade aumentada também ganha força. Com as tecnologias mais aprimoradas, uma pessoa pode, por exemplo, experimentar um produto de maneira virtual, com uma experiência muito parecida com a real. Isso com certeza fará a diferença. 

A gamificação é também uma tendência promissora, já que o usuário tende a buscar cada vez mais por interação e receberá cada vez mais isso. A internet das coisas, que já existe, também ganhará força e irá além de conectar à internet lâmpadas, geladeiras e impressoras, por exemplo. 

O 5G no Brasil 

Muitas são as possibilidades que chegam junto com o 5G. Hoje, 22 capitais no país contam com a tecnologia e a previsão é que até novembro de 2022 todas as 27 sejam cobertas pela por ela. As empresas autorizadas a operar o 5G no Brasil, por enquanto são Claro, Tim e Vivo, que obtiveram licença do governo após leilão realizado em 2021. 

Essa tecnologia promete revolucionar todos os setores, e a forma como as pessoas vivem, em geral. Ela já é uma realidade e por isso é necessário estar preparado para a sua implantação total, apesar do tempo que isso levará. 

Rodrigo Neves
Presidente da AnaMid
CEO da VitaminaWeb

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: