1ª edição do Govtech Summit POA reuniu profissionais e lideranças do ecossistema de inovação no setor público de todo Brasil

Aconteceu nos dias 15 e 16 de junho o GovTech Summit POA, evento que conectou decisores do setor público a empreendedores de startups em torno de palestras sobre o universo GovTech, com exposições de novas tecnologias e soluções que modernizam a prestação de serviços para o setor público. A edição contou com palestras de grandes profissionais de governos, empresas e startups de todo o Brasil.

O evento, realizado na Nau Live Spaces, na região do quarto distrito de Porto Alegre – região com projeto de revitalização com iniciativas para negócios de tecnologia e indústria criativa – com o objetivo de debater a inovação tecnológica no setor público, foi voltado para agentes governamentais envolvidos com processos de inovação e tecnologia em serviços, empreendedores digitais, profissionais de marketing digital e empreendedores de startups. 

Foram dois dias repletos de palestras e painéis com profissionais representando todos os atores do ecossistema de inovação no setor público, o que tornou a primeira edição do evento muito elogiada por todos os participantes, que lotaram os dois andares do local. 

O Govtech Summit POA 2023 teve apoio da AnaMid, entre outras entidades como a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, BrazilLAB, Sebrae, SESI/SENAI/IEL, com patrocínio da Banrisul, Badesul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e BRDE.

O evento foi aberto com a participação do governador Eduardo Leite, com a apresentação “O poder público e os caminhos para a inovação e a transformação digital”. Leite ressaltou a importância da digitalização e da inovação como pontos centrais das estratégias de governo.

Citou que a partir da plataforma GovRS, os cidadãos podem acessar mais de 700 serviços com um único login e em uma única plataforma. Destacou ainda que a transformação digital extrapolou os limites do governo e passou a ser compartilhada com as administrações municipais por meio do programa RS Digital, que oferece capacitações e apoio na transformação digital das cidades gaúchas.

Entre os diversos painéis com representantes do governo, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, destacou que o estado é o quinto colocado em número de startups no Brasil, apresentando um crescimento de 73% de 2021 para 2022. Entre os avanços que possibilitaram o resultado, ela citou a Lei Gaúcha de Inovação (2021), que permite que muitos processos envolvendo o ecossistema de startups aconteçam de forma mais acelerada e eficiente, e a Rede RS Startup, mais uma iniciativa focada nesse ecossistema. 

Foram diversos painéis e palestras com importantes nomes do ecossistema de inovação no setor público, como Wesley Vaz, auditor-chefe de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União; Guilherme Dominguez, cofundador e CEO do BrazilLAB; Cássio Brandão, head de Negócios Governamentais no Google; Rafael Figueiredo, CTO de Tecnologia do Município do Recife e conselheiro do Porto Digital; Carolina Faria, líder da estratégia GovTech para a Oracle América Latina; Marcos Pinto, coordenador-geral de Interoperabilidade de Dados na Secretaria de Governo Digital do Ministério de Gestão e Inovação, entre outros.

Segundo Gabriel Fuscaldo, idealizador do evento e CEO da Agência Moove, a diversidade de participantes, desde os representantes do governo local às startups expositoras, foi o grande diferencial desta edição e o motivo que garantiu a ampla presença de participantes de todo o Brasil. “Estamos todos muito realizados com a magnitude que o Govtech Summit POA alcançou nesta primeira edição e já estamos planejando a próxima, ainda mais completa”, garantiu Gabriel.

Fontes: Govtech Summit, Portal Inova.rs.gov.br e Portal Osul.com.br

Leandro Ogalha
Diretor Nacional de Inovação da AnaMid
Fundador da Hyper Academy

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: