105% a mais de tráfego em 6 meses aplicando o básico em SEO

Antes de tentar reinventar a roda, entenda que o básico precisa estar primorosamente aplicado. Isso, em qualquer estratégia de marketing digital

Eu sou uma pessoa bem pragmática. À frente de uma agência de SEO e Marketing Digital, tenho lutas diárias para fazer com que os meus colaboradores entendam a importância de seguir processos.

É uma tarefa árdua, mas quando conseguimos o resultado vem com clareza.

Ao longo da minha vida profissional, passei por diversas agências e via que todas tinham questões semelhantes.

À medida que você vai crescendo e se afastando da operação, talvez, aquele esmero de tratar um cliente, vá se perdendo. É comum isso acontecer… desde que você não tenha ao seu lado líder que estejam no mesmo fit de crescimento.

Sempre ouvi dos gurus por aí: “contrate pessoas que sejam melhores que você”. E foi o que segui. Apesar de ser uma pessoa dinâmica e extremamente ágil, eu tenho um problema que carrego ha 38 anos: organização!

Pragmática que sou, para mim é tudo mais simples. Preto no branco. Só que eu não posso ser assim. Como CEO, preciso entender as skills de cada um e usar o melhor que elas podem proporcionar ao crescimento da agência.

Mas, para que esse“ bla bla bla” todo? É porque hoje, vou mostrar como minha equipe conseguiu um resultado inimaginável em apenas 6 meses de trabalho seguindo processos e fazendo o básico.

Como eu sei que meu maior problema é ser organizada, investi em criar processos simples de serem entendidos e que ajudam de verdade no dia a dia. Não adianta você ter uma série de processos registrados em lindos PPTs, se no fim sua equipe vai desconsiderar tudo aquilo. Perda de tempo.

Ah, e lembre-se que esse passo a passo pode ser seguido por você para alcançar o mesmo sucesso com seu cliente.

Olha que gráfico lindo! Vou te mostrar como cheguei aqui:

Pulamos de 338 palavras-chave em março para 1382 em agosto. Como? Mágica? Não! Aplicação do básico!

Desafio: Nicho de mercado altamente competitivo

Meu cliente estava começando a entender que para crescer precisava investir em conteúdo de qualidade e campanhas de Digital PR que realmente trouxessem valor agregado à marca. Se não fosse isso, talvez as coisas demorassem mais.

A questão, é que ele chegou neste mercado em julho de 2023. O nicho de atuação, competitivo que é, tem em média 165 mil volumes de buscas mensais, só no Brasil. Além disso, em um cenário ainda mais assustador, existem players no mercado há mais de 10 anos trabalhando conteúdo e investindo em reconhecimento de marca.

Ou seja: o desafio estava lançado e eu perdi algumas noites de sono pensando em como conseguir apagar tudo isso e trazer meu cliente ao topo das buscas.

Resultado: após noites acordadas, entendi que não da para apagar o que já existe, mas dá para jogar com as mesmas armas… e ser ainda melhor.

O outro desafio é: Recebi o blog do cliente mal programado, feito por uma empresa de renome, mas que não estava em um bom momento e não deu a devida atenção aquela mina de ouro (em kwds) que estava à frente na tela.

O que são Featured Snnipets?

Antes de começar a contar minha estratégia e plano de ação, gostaria de partilhar aqui o que são Featured Snnipets. Talvez alguns de vocês não conheçam por esse nome. E está tudo bem.

Os featured snippets e demais recursos da serp são essenciais na busca do usuário: são eles que aumentam cliques, visibilidade, conhecimento e fazem mais pessoas conhecerem o produto.

Os Featured Snnipets são respostas curtas que aparecem no topo dos resultados da SERP do Google. É o resultado zero. Se você faz uma busca, o Google pode te oferecer a resposta mais adequada à sua pergunta:

Acima, você tem um exemplo de F.S de tabela. Quando você faz uma pergunta ao Google, ele quer te responder da melhor maneira. Por isso, ele destaca alguns conteúdos que te ajudem de maneira efetiva.

Porém, existem outros resultados de destaque nas páginas do Google como o box de “as pessoas também perguntam”. Nele, se você clicar, vai ter uma resposta rápida e eficaz:

Pois bem. E agora, como faz para estar nestes locais de destaque? Preciso pagar quanto ao Google para isso? Nada. Precisa mesmo pagar para uma boa agência alcancar isso para você.

Agora, vamos entender como fazer!

Estratégia e Plano de ação

Após uma profunda pesquisa de mercado para entender o cenário atual e como estavam os concorrentes do nosso cliente, criamos uma estratégia baseada na construção de conteúdo rico e que traz valor agregado ao visitante. Palavras bonitas que não explicam nada?

Quase!

Abrimos sites, verificamos quantidade de postagens, frequência, como os concorrentes se comunicavam com seus clientes, o que eles tinham além do texto escrito.

Pesquisamos as principais palavras-chave para encontrar clusters. A partir dos clusters, criamos editorias de conteúdo.

Enquanto a equipe de conteúdo trabalhada a todo valor, a equipe de design e programação corrigia os erros do blog e atualizava o design para algo totalmente focado na leitura via celular.

Trabalho em equipe.

A estratégia era colocar o blog no ar, postar uns 200 conteúdos para startar uma vida digital, continuar alimentando com conteúdo rico e relevante e diversificar. Aí entraram ebooks, infográficos, quizzes e pesquisas.

Com 6 meses de vida, o blog trazia resultados bem positivos. Mas, ainda faltava mais. Eu queria o resultado zero do Google. Aquele que traz tráfego certeiro. É uma busca fatídica que culmina no clique!

Com este plano de ação, conseguimos mais de 30 mil palavras-chave conquistadas em agosto de 2024. 40% a mais do que em janeiro do mesmo ano.

Como conquistar Featured Snnipets

O blog no ar, aumentando o tráfego lindamente a cada mês. Crescimento passando dos 15% de um mês para o outro e muito conteúdo sendo lançado. Faltava a calda de chocolate perfeita!

Então, traçamos uma estratégia para conquista de Featured Snnipets. Lemos todo o guideline do Google para entender as principais exigências. Estudamos cases internacionais para aplicar.

Criamos um processo pautado em monitoramento diário e otimizações constantes.

Mas, tudo isso tem uma receita? Claro. Anote com cuidado:

Primeiro, identifique oportunidades para a atualização de conteúdo no seu blog. Você pode fazer isso usando o SEmRush, por exemplo. É uma ótima ferramenta que via te ajudar bem no começo da sua estratégia.

Depois que você identificou a oportunidade, faça uma pesquisa completa sobre o valor real daquela palavra-chave-alvo. Ela vale realmente a pena?

Uma vez que sua palavra-chave foi decidida, analise a SERP do Google. Sugiro que leia os 3 primeiros resultados orgânicos e faça uma análise detalhada dos tópicos relevantes. Feito isso, compare com o seu conteúdo que está no ar. O que dá para melhorar?

Aplique, ao seu conteúdo, um check-list extraído das exigências do Google, a partir do estudo do Guideline do buscador.

Entenda se o storytelling do artigo precisa de melhorias. Analise se ele faz realmente sentido para o visitante. Além de contar uma boa história, o material tem legibilidade? É acessível? Responda a tudo isso e depois modifique o que for preciso.

Não deixe de otimizar todas as imagens do artigo. Insira créditos, alt-text, legendas e aplique o tamanho adequado.

Confira se as alterações que você fez no conteúdo respondem a todas as dores do visitante ao mesmo tempo, respeitam as práticas exigidas pelo Google. Aqui, você vai ter que ser intermediário. Não use de gatilhos promocionais em demasiado. Apenas informe. Ajude.

Aplique um pente fino para ver se não faltou nada. Republique.

Agora vem a parte mais inusitada. Espere o Feateured Snnipet. Houve atualizações que viraram destaque 8 horas após a republicação.

O site precisa estar com todos os pilares de SEO em dia

Aplicar essa estratégia, vai te trazer mais resultados, certamente. Mas, gostaria de afirmar que nada vai adiantar se o seu site não estiver com o SEO em dia.

De nada vai adiantar os seus esforços para ganhar destaque no Google se o seu site não atender a essas necessidades:

  • Mobile First perfeito
  • Core WEb Vitals analisados quinzenalmente para eventuais correções
  • Link building com atração de backlinks relevantes para o negócio
  • SEO básico (title, description, heading tags…) perfeitamente atualizados
  • Estratégias hard aplicadas para gerar dinamismo e diversidade de conteúdo
  • U.X lindo de navegar… dá até para tirar uma foto

O SEO é como uma construção que deve ser bem amarrada e orquestrada. Para se destacar no topo, é preciso que todo o alicerce seja indestrutível!

Essa estratégia foi realizada pela equipe de conteúdo da Search One Digital, coordenada por Adonai Elias e aplicada por Gabriela Fountoura, analista de conteúdo que atende o cliente.

Espero que você tenha gostado do conteúdo, que aplique as dicas e que tenha bons resultados!

Carol Peres
CEO da agência Search One Digital 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: