ANAMID TRENDS 2025

AnaMid Trends 2025: Conexões reais e o comprmisso com um digital mais colabotativo

No dia 3 de abril, a ESPM TECH, em São Paulo, foi palco da segunda edição do AnaMid Trends. Foram quase 200 pessoas presentes ao longo do dia, participando ativamente de uma programação intensa e cuidadosamente construída para provocar reflexões sobre os rumos do ecossistema digital.

Promovido pela AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital, com apoio da ESPM e patrocínio da Liferay, o evento trouxe cinco mesas redondas temáticas com 25 painelistas de diferentes segmentos. Apostamos em conversas colaborativas, conectando empresas, agências, academia, setor público e formadores de opinião.

Tive a alegria de contribuir ativamente na curadoria e condução deste evento, buscando criar um espaço de trocas horizontais, com escuta ativa, múltiplas visões e provocações relevantes — respeitando a complexidade do nosso tempo e a urgência por soluções mais humanas, éticas e estratégicas no ambiente digital.

Inteligência artificial e humanização: é possível equilibrar?

Depois de falas inspiradoras de Rodrigo Neves, presidente da AnaMid, e Bruno Peres, coordenador da ESPM TECH, que destacaram a importância do encontro como espaço de escuta, profundidade e leveza, iniciamos a programação com o primeiro painel.

No primeiro painel, mediado por mim, debatemos como a IA pode ser usada com empatia, propósito e responsabilidade, sem substituir o essencial das relações humanas. Tivemos a presença de Mariana Conti (Porto Seguro), Thiago Pereira (2cx), Samir Nassif Palma (ESPM) e o jornalista e Top Voice do LinkedIn Paulo Silvestre.

Comunicação multicanal e a busca por consistência

Na sequência, com mediação de Vilnor Grube (ClienteSA), falamos sobre integração de canais, identidade de marca e dados com propósito. Estiveram no debate: Ciro Novello (Azul Linhas Aéreas), Peter Tapia (Liferay), Mateus Rabelo (NielsenIQ) e Bruno Peres (ESPM).

Competitividade no mercado digital: repensando modelos

Como consultorias e agências podem se reposicionar no novo mercado? Essa foi a pauta do Painel 3, mediado por Jonas Furtado (Meio & Mensagem), com Rodrigo Neves (AnaMid / VitaminaWeb), Daniel Bastreghi (DRB.MKT / ISG), Fernando Souza e Vívian Peres (Interteia Comunicação).

Oportunidades no setor público digital

Com mediação de Leandro Ogalha, o painel contou com Alexssander Soares (Sebrae-SP), Paulo Aguado (Calvo & Aguado), Michael Sotelo (CPTM) e Alek Maracajá. Refletimos sobre inovação pública e comunicação com impacto.

E-commerce e personalização de ponta a ponta

No painel final, mediado por Felipe Attílio (E-commerce Brasil), conversamos sobre IA, dados e conversão com Mariana Azevedo (Grupo Boticário), Sara Zimmermman (LinkedIn Creator), Thiago Frederick e Wender Souza (Agência Increase).


LEIA TAMBÉM: Aprendizados do Vale do Silício e a conexão com o movimento da AnaMid


Sorteio de livros conectados aos temas

Durante o evento, sorteamos livros alinhados aos temas discutidos — como “O caminho para a maturidade digital – desbloqueando o potencial das organizações no mundo digital” (Rodrigo Neves), “Pizza e Espumante – Transformação Digital e Gestão de Projetos” (Rodrigo Falcão) e “Brasil Digital – Nas entrelinhas da Polarização Política” (Alek Maracajá) — além de kits do patrocinador Liferay, que apoiou institucionalmente esta edição.

Para além dos palcos

Tivemos contribuições relevantes vindas da plateia, perguntas que provocaram os painelistas e interações via app que ampliaram os debates, além de troca de contatos, reencontros e muitos novos começos. Como disse no encerramento:

“O Trends não termina no palco. Ele reverbera em novos projetos, parcerias e iniciativas que continuamos construindo com e para o mercado.”

Já estamos com os olhos no futuro e começamos a preparar o AnaMid Trends 2026, que trará ainda mais conexões, trilhas temáticas e espaço para ideias transformadoras. Em breve, abriremos inscrições para quem quiser contribuir com temas, participar como painelista ou apoiar o evento.

O que vem por aí

Os vídeos completos dos painéis, assim como entrevistas e registros especiais, estarão disponíveis nos canais oficiais da AnaMid nos próximos dias.

Obrigada a todas e todos que estiveram conosco — no palco, na plateia e nos bastidores. Seguimos juntas e juntos, fortalecendo um ecossistema digital mais colaborativo, diverso e estratégico.

Helen Garcia
Curadora do AnaMid Trends 2025
Diretora de Projetos Especiais da AnaMid Sócia do Grupo Trama Reputale

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: