Acontece no Digital
AnaMid é nova entidade parceira da ABA

Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital e Associação Brasileira de Anunciantes somam forças para ampliar suas atuações e influenciar positivamente as indústrias publicitária e digital, com inovação e ética
São Paulo, 15 de agosto de 2025 – A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, anuncia que a AnaMid – Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital – é sua mais nova entidade parceira. Com essa integração, a ABA passa a contar com 63 entidades parceiras, ampliando sua rede de atuação e influência junto aos diferentes segmentos do mercado e na construção de políticas públicas com impacto direto para os anunciantes.
Fundada há 66 anos, a ABA é a voz dos anunciantes no país, representando 1.400 marcas de 125 associados — entre os maiores investidores em publicidade do Brasil e empresas globais. Filiada à WFA – World Federation of Advertisers, a ABA defende a autorregulamentação, a liberdade de expressão e o marketing responsável, disseminando as melhores práticas para um mercado mais transparente, ético, inovador e sustentável.
A AnaMid reúne quase 400 associados — agências, empresas, startups, plataformas, indústrias e profissionais — que movimentam o ecossistema digital brasileiro. Criada em setembro de 2022 por 29 líderes de diferentes regiões do país, atua na defesa dos interesses do setor digital, na promoção da inovação, na articulação institucional e no fomento à geração de negócios. Para cumprir esse propósito, promove produção de conhecimento, eventos e pesquisas, estimula conexões estratégicas e networking, mantém compromisso com a inclusão e participa ativamente da construção de políticas públicas.
“A parceria entre a AnaMid e a ABA representa um passo estratégico para aproximar ainda mais o mercado publicitário do ecossistema digital. A ABA é referência na representatividade dos anunciantes, e estar ao lado de uma entidade com essa força amplia nossa capacidade de promover um diálogo construtivo e impulsionar a inovação para que a indústria digital brasileira se desenvolva com ética, relevância e competitividade global”, afirma Rodrigo Neves, Presidente Nacional da AnaMid e CEO da VitaminaWeb.
A colaboração com entidades de diferentes segmentos, no Brasil e no mundo, por meio da rede de associações filiadas à WFA, é um pilar da atuação institucional da ABA e parte do seu compromisso com o protagonismo colaborativo, engajando organizações em causas, campanhas e projetos que fortalecem todo o ecossistema de marketing e comunicação.
“O fortalecimento da indústria publicitária depende de parcerias que ampliem o diálogo e integrem diferentes competências. A AnaMid chega para somar sua experiência e representatividade no universo digital, contribuindo para o avanço de toda a cadeia de valor da comunicação brasileira e para impulsionar conexões estratégicas entre anunciantes e indústria digital”, comenta Sandra Martinelli, CEO da ABA.