Tendências da Web 3.0 para 2023

Estamos caminhando rumo à Web 3.0. De acordo com especialistas, o momento atual é de transição entre Web 2.0 e Web 3.0. A evolução da rede mundial de computadores afetará a forma de se relacionar com a internet, em um mundo conectado em tempo integral. 

O que é a Web 3.0

A Web 3.0 é uma nova geração de desenvolvimento da Internet que tem como maiores alicerces a introdução de recursos profundos de aprendizado de máquina, inteligência artificial (IA) e descentralização. Muitos acreditam que ela permite aos usuários controlar e gerenciar seu próprio conteúdo e ocultar dados pessoais. Além disso, ela será mais segura e acessível do que as gerações anteriores. 

Há 15 anos a empresa Netscape.com estabeleceu oficialmente a terminologia Web 3.0. Nela, os recursos fornecerão aos usuários apenas informações úteis.

Grande parte da terceira geração da Internet ainda está em construção e empresas de tecnologia de diversos portes estão acelerando o desenvolvimento de ferramentas e recursos e buscarão comercializar tecnologias avançadas da Web 3.0, o que permitirá que consumidores e entidades privadas utilizem esses recursos mais livremente. 

Confira algumas das principais tendências da Web 3.0 já para o próximo ano. 

Tecnologia Web 3D Interativa

Já há algum tempo que as empresas de tecnologia estão trabalhando no desenvolvimento do design tridimensional e da experiência do usuário em 3D. Porém, dessa vez as empresas estão indo além, dando um passo à frente para auxiliar a incorporar esses elementos em diferentes aspectos da Internet como jogos de computador, diretórios e guias online, comércio eletrônico e melhoria do contexto geoespacial. 

Com o aprimoramento dessa tecnologia, consumidores e empresas terão acesso a melhores recursos interativos, o que permitirá que ambos possam criar identidades virtuais e interações dentro do ecossistema da Web 3.0. Para 2023 haverá acréscimos ainda mais emocionantes a essa tecnologia, que já vem observando progressos. 

Progresso nas redes sociais descentralizadas

As empresas de mídias sociais estão sendo observadas de perto por consumidores e autoridades, que têm avaliado o nível de influência e acesso delas aos dados e informações privadas dos usuários. Uma promessa da Web 3.0 é dar vida à próxima era das mídias sociais, que vão operar de maneira completamente descentralizada. 

O Projeto Liberty é uma iniciativa que tem como objetivo construir uma rede centrada em uma base de dados que seja acessível ao público e que permita que os usuários movam os registros de suas mídias sociais e possam se libertar de vários aplicativos de redes que dominam o mercado.  Em 2022 o projeto tem feito progressos nos esforços de desenvolver uma rede social global com protocolos de redes sociais descentralizadas (DSNP)

A novidade mais recente apoiada pelo Projeto Liberty é o MeWe, uma rede social com 20 milhões de membros que planeja integrar e utilizar o DSNP. Apesar de todo o progresso, as empresas gigantes de mídias sociais estão trabalhando para embarcar no Projeto Liberty, buscando tirar proveito dos sistemas descentralizados, esperançosos de atrair o interesse do consumidor. 

Esforços de Sustentabilidade

À medida que a Internet evolui, os desenvolvedores e entusiastas da Web 3.0 avançam para melhorar e aumentar sua ecologização e em 2023 isso provavelmente avançará bastante. 

Grupos de defesa do clima e entusiastas da Web 3.0 têm concentrado energia para reduzir o impacto ambiental da Web 3.0 e da tecnologia blockchain. Enquanto buscam uma revolução da Web 3.0, para o próximo ano podemos esperar ver mais esforços ambientais e climáticos por parte das empresas de tecnologia. Já estão em andamento, por exemplo, iniciativas coletivas com foco no meio ambiente que estão realizando ações tangíveis de apoio a projetos regenerativos e de combate às mudanças climáticas. O Protocolo Treejer é um deles. Trata-se de um projeto sediado no Irã, que está trabalhando para conectar financiadores de árvores a plantadores rurais em todo o mundo.

Regiões compatíveis com a Web 3.0

Com a evolução da Web 3.0 e sua presença se tornando cada vez mais aparente, a tendência para o futuro é ver crescer gradativamente o interesse de governos e autoridades em desenvolver políticas e regulamentos que tornem possível construir regiões amigáveis à Web 3.0. 

Vários países já estão reconhecendo os recursos da Web 3.0, blockchain e criptomoedas e assim, iniciando esforços para impulsionar as inovações, como moedas digitais e sistemas financeiros descentralizados mais seguros, por exemplo. 

Para além da direção tomada pelos governos, a base da Web 3.0 é garantir acesso justo, equitativo e flexível para todos os consumidores em um sistema global de usuários. 

O próximo ano 

O ano de 2023 será, certamente, de grande inovação tecnológica. A tendência com o passar do tempo é uma ampla democratização de produtos que antes só estavam disponíveis para pequenos grupos. 

Ainda há muito a ser feito, como aumentar a segurança cibernética, por exemplo. No entanto, as perspectivas são muito boas de termos um ecossistema online mais inclusivo e seguro. 

Se você quer estar preparado para aproveitar o avanço da Web 3.0 precisa contar com um parceiro capacitado e antenado, que una tecnologia e inovação.

Rodrigo Neves
Presidente da AnaMid
CEO da VitaminaWeb

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não necessariamente corresponde à opinião da AnaMid.

Assine nossa newsletter: