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IA Generativa: a revolução da tecnologia no mundo dos negócios
No cenário atual, a Inteligência Artificial (IA) tem conquistado um papel de destaque em diversas áreas, especialmente no marketing e na tecnologia.
Assim como o lançamento do primeiro iPhone em 2007 redefiniu a maneira como nos relacionamos, as revoluções da IA estão moldando a forma como as empresas se comunicam, vendem e interagem com o público.
Como resultado, a IA generativa vem desempenhando um papel crucial nessas transformações, e, não à toa, essa é uma segunda onda de transformação da informação, depois de uma revolução proveniente do lançamento do iPhone.
Quer encarar mais à fundo esse comparativo? Continue a leitura!
Evolução do marketing e da tecnologia com IA Generativa
No passado, a comunicação com os consumidores era menos dinâmica, mas o lançamento do iPhone marcou o início de uma era em que a conectividade constante se tornou a norma.
Há quem diga que não, mas existem duas grandes revoluções, pensando a partir do século XXI, que mudaram a forma como as pessoas se relacionam, compram e vivem, fazendo com que toda a cadeia de marketing e publicidade fossem remodeladas. Uma delas foi a chegada do iPhone.
Hoje, após mais de uma década da chegada do primeiro aparelho celular da Apple, a onipresença de aplicativos móveis e a internet moldam nossas vidas.
Com a chegada do App Store, isso mudou mais ainda! Na época, eram cerca de 500 aplicativos disponíveis na plataforma, porém, segundo dados da Statista, isso já ultrapassa a marca de 3.550 milhões de aplicativos.
Em relação aos marcos atuais, os aplicativos que imitavam uma vela ou um copo de bebida alcóolica, que simulava o ato de beber ao virar o celular, não é nada comparado às atualizações tecnológicas de atualmente.
Essa mudança é facilmente comparável ao poder transformador da IA Generativa, a segunda grande revolução que, assim como o iPhone, modificou a forma como interagimos com o mundo digital.
O marketing e ADS impulsionado por IA Generativa
Para o futuro, é impossível prever, mas existe um novo mundo que cabe na palma da mão, como o uso de cartão de crédito, acesso ao banco, aluguel de carros com chaves no próprio celular e diversas outras mudanças que não só possuem utilidade, como já são aplicáveis.
No entanto, é possível encontrar diferenças entre o lançamento do aparelho de maçã e o que temos hoje, a hiperpersonalização e o character.ai, que segundo o NY Times, por meio da MCKinsey, é a experiência verossímil de conversar com qualquer outra pessoa ou personagem de forma virtual – por enquanto.
Nessa visão, a IA Generativa está revolucionando a maneira como o marketing é concebido e implementado. A hiperpersonalização, por exemplo, é possibilitada pela IA e permite que as marcas criem conteúdo altamente relevante para cada indivíduo.
Tudo isso feito, como já explicado, através de algoritmos avançados, que resultam em campanhas personalizadas sendo geradas automaticamente, aumentando o envolvimento e a conversão do público-alvo. Isso se traduz em experiências de compra mais satisfatórias e uma conexão mais profunda entre as marcas e os consumidores.
As possibilidades da IA Generativa podem ser vistas em estratégias de marketing nas quais a linguagem é usada para criar mensagens impactantes. Imagina um anúncio publicitário gerado automaticamente que se adapta ao perfil de cada consumidor, considerando seus interesses, comportamentos de compra e histórico de interações?
Isso leva o marketing a um novo patamar de personalização, permitindo uma conexão genuína entre a marca e o consumidor.
Frentes de negócio para CRM
Por falar em automação e cadeia, por qual motivo não entrar no universo do relacionamento com o cliente, que é uma das frentes de negócios que estão sendo abertamente pautadas pelo uso de IA?
Para ferramentas de CRM, a IA Generativa oferece insights valiosos sobre os consumidores, com análise de padrões de comportamento e preferências, além de oferecer soluções sob medida, devido a sua vasta oportunidade quanto à automação.
O ponto é que, por trás disso, a IA Generativa tem revolucionado a forma como as empresas interagem com os clientes no pós-venda. Imagine um sistema de CRM que, com base em dados de comportamento do cliente e histórico de compras, sugira automaticamente produtos ou serviços relevantes? Essa abordagem personalizada aumenta as chances de vendas adicionais e reforça o relacionamento com o cliente, criando uma experiência positiva.
Utilizando a área de TECH a seu favor, com inteligência artificial
Para o campo da tecnologia, a IA está permitindo a criação de produtos e serviços inovadores, como desenvolver interfaces de usuário intuitivas e experiências interativas únicas.
A capacidade de gerar automaticamente código e designs personalizados acelera o desenvolvimento de soluções criativas e funcionais, redefinindo o que é possível no ambiente tecnológico.
Até mesmo porque, é possível visualizar o cenário em que um desenvolvedor deseja criar um aplicativo móvel que se adapte automaticamente às preferências dos usuários. A IA generativa pode analisar dados de uso, feedback e histórico de interações para criar uma interface personalizada para cada usuário. Isso resultaria em uma experiência de usuário única, aumentando a satisfação e a fidelidade do cliente.
Outra visão é na utilização de prompt’s automatizados via ChatGPT, em que se preenche as informações e, no decorrer das ações do usuário no site, você o capta e, consequentemente, consegue criar mensagens individuais, com mais utilidade e alta aplicabilidade.
Visualizando dessa maneira, reduz-se a fricção na cadeia de conversão de um novo cliente, o que favorece a rentabilidade e aumenta a garantia de receita, evitando um churn, por exemplo.
Governança de dados
Porém, ao contemplar as capacidades da IA Generativa, podemos compará-la aos primeiros aplicativos de entretenimento do iPhone – era apenas o começo. Assim como aqueles aplicativos deram origem a um ecossistema vasto e útil, a IA Generativa está pavimentando o caminho para inovações ainda mais surpreendentes.
Entretanto, a tecnologia avançada proposta pela IA vem com uma ressalva: a de saber proteger os dados da empresa e do cliente.
Cada transformação gera um novo paradigma, e olhando para o futuro, um desafio se destaca: a governança de dados. Assim como houve tabus e barreiras na disponibilização online e mobile de serviços no passado, a governança de dados se tornará um ponto crítico na era da IA generativa.
Até mesmo porque empresas que desejam adotar essa tecnologia para aprimorar o atendimento ao cliente e criar jornadas personalizadas precisarão lidar com uma infinidade de dados, políticas e regulamentações.
Nesse contexto, a limpeza e a unificação de dados se tornarão cruciais, bem como a obtenção de informações precisas e confiáveis sobre os clientes para evitar erros e garantir que as interações sejam relevantes e assertivas.
De acordo com um relatório da Gartner, até 2023 60% das empresas com um programa de gestão de dados eficaz gerarão US$ 1 milhão a mais anualmente em receita do que seus concorrentes menos orientados a dados.
Além disso, um estudo da IDC prevê que, até 2025, cerca de 49% dos dados globais estarão armazenados em sistemas de nuvem pública. Esses números destacam a relevância da governança de dados em um mundo cada vez mais impulsionado por informações.
Com base nisso, é totalmente previsível que as empresas que não conseguirem se organizar a tempo ficarão pra trás.
Em resumo, a IA generativa está remodelando o marketing e a tecnologia, assim como o iPhone revolucionou a conectividade móvel. No entanto, a governança de dados para todas as frentes de negócio é o pilar fundamental para o sucesso.
Marcel Ghiraldini
CGO da MATH
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